Exército Brasileiro e CIAMA coordenarão questões de infraestrutura do Polo Naval do Amazonas
A Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), coordenadora do projeto do Polo Industrial Naval do Amazonas, criado pelo governador Omar Aziz, definiu que a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), juntamente com o Exército Brasileiro, mais a Secretaria Estadual de Planejamento (SEINFRA) são as instituições responsáveis pela coordenação das ações que visam viabilizar a questão da Infraestrutura do projeto.
De acordo com o presidente da CIAMA, Aluizio Barbosa, a questão da Infraestrutura está desenhada no conjunto de etapas e estratégias apontadas pela SEPLAN para a concepção do Polo e envolve a criação de um Sistema de Transporte e acesso viário para o local. “A Companhia está articulando uma reunião com as instituições envolvidas para definir estratégias e desenvolver estudos e soluções. Nosso objetivo é contribuir o máximo possível com o projeto”, destaca.
Em fase de regularização, a área onde será construído o Polo está localizada na região do Puraquequara, em Manaus, e tem 38,8km2. Dividido em duas fases, a fase inicial, prevê a instalação de dois grandes estraleiros, seis estaleiros de médio porte e outros 60 de pequeno porte.
A indústria naval do Amazonas emprega atualmente cerca de 12 mil pessoas, sendo o terceiro maior gerador de emprego do País neste segmento. Com a criação do Polo, este número poderá chegar a 20 mil empregos.