Feira do Empreendedor: Governo apresentará serviços e bons negócios

 

As tendências de negócios que vem sendo articuladas pelo Governo do Estado, os serviços de orientação e legalização de firmas voltados para micro e pequeno empresário e as campanhas sistemática de capacitação de pessoal são os eixos da participação do Governo do Estado na Feira do Empreendedor promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae), que acontece no período de 24 e 27 de abril, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo. 

Um dos destaques do Estado na Feira do Empreendedor é o Empresa Superfácil, um portal de serviços on line, implantado em fevereiro deste ano, sob a responsabilidade da Junta Comercial do Estado (Jucea) e Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan).

A redução no tempo de abertura de empresas, diminuição de custos sociais e econômicos e a eliminação da burocracia são alguns dos benefícios para os empreendedores locais com a implementação do programa Empresa Super Fácil. Desde fevereiro, todo o processo de registro e legalização de empresas passou a ser feito por meio eletrônico na rede mundial de computadores – Internet. Para abrir, alterar dados ou dar baixa de empresas, o interessado só precisa acessar a página  www.empresasuperfacil.am.gov.br no Portal do Empreendedor do Estado do Amazonas.



Grandes oportunidades de negócios para empreendedores serão oferecidas com a implantação do Polo Naval, Mineral e Logísticos do Amazonas. O projeto do novo distrito naval  é a maior iniciativa de expansão da atividade econômica do Estado nos últimos anos e deve gerar negócios e empregos com a estruturação de cadeias de micro e pequenas empresas fornecedoras.



O Governo também vai apresentar as ações desenvolvidas pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para expandir a concessão de crédito para os investidores como as ações itinerantes nas cidades do interior e os aplicativos para acelerar a contratação de crédito. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) mostrarão os cursos técnicos e de especialização para empreendedores.



A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) apresentará, entre outros serviços, a nota de fiscal  do consumidor eletrônica. O cronograma estabelecido pela Sefaz-AM para a alteração da emissão da nota vai até o dia 1 de janeiro de 2015. Nesta data todos os estabelecimentos varejistas da cidade precisam iniciar o processo de adequação.

 

RIOS DE OPORTUNIDADE

Com o tema ”Amazonas: Rios de Oportunidades, Frutos de Negócios”, a Feira do Empreendedor traz a proposta de apresentar atrações e exposições distribuídas por ‘calhas’ de rios, explorando a riqueza hídrica do Estado, remetendo às peculiaridades da região como estratégia de valorização da cultura e potencialidades de negócios locais.

Uma das novidades da Feira é o ‘Espaço Nerd’, um ambiente dedicado exclusivamente aos novos modelos de negócios ou startups. O espaço vai apresentar ‘cases’ de sucesso e promover encontros e apresentação de negócios de base tecnológica.

(Fonte: Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas – SEPLAN)