FIAM/2015: Ciama apresentará projetos de desenvolvimento para o Estado do Amazonas

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Ciama estará na Feira Internacional da Amazônia 2015, que acontece no período de 18 a 21 de novembro, no Studio 5 – Centro de Convenções , em Manaus. Integrando os órgãos do Governo do Estado ligados ao desenvolvimento econômico, a Ciama mostrará para o visitante o Plano de Investimentos em Melhorias e Adequação da Malha Aeroviária do Estado.

Implementado pela Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal em parceria com o Governo do Amazonas, o Plano abrange os aeroportos de 14 municípios. São eles: Barcelos, Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Itacoatiara, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Borba, Humaitá e Lábrea.

Estes aeroportos já estão em fase de anteprojeto. É um investimento de quase R$ 550 milhões voltados às melhorias na infraestrutura da pista de pouso e decolagem, do pátio de aeronaves, do terminal de passageiros e na seção contra incêndios. Um dos primeiros aeroportos será o de Barcelos, na calha do Rio Negro, distante 399km da capital. No município, o investimento é de R$ 52 milhões.

Ainda no estande do Governo do Amazonas, o visitante da FIAM 2015 poderá conhecer o Projeto de Apoio às Prefeituras, implementado pela Ciama. O Apoio às Prefeituras prevê, entre outras ações, a assistência direta às prefeituras do interior voltada à organização administrativa e de engenharia e, ainda, consultoria por meio de estudos e projetos.

A elaboração de convênios e contratos junto ao Governo Federal, com captação de recursos financeiros, também fazem parte das ações do Apoio Prefeituras, bem como a criação de projetos de infraestrutura, de plano de negócios e atração de investimentos, capacitação de servidores municipais e levantamento de informações sociais, econômicas e financeiras dos municípios do interior.

Realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, a FIAM este ano entra em sua 8ª edição com o tema "Invista no Futuro. Agora.". O evento tem como principal objetivo apresentar aos empreendedores, compradores e investidores nacionais e internacionais os produtos amazônicos, ciência, tecnologia e inovação e meio ambiente, a partir de uma participação institucional integrada.