Governador Omar Aziz abre trabalhos na ALE com mensagem governamental

Governar para todos, com uma gestão moderna e ágil e com foco principal nos investimentos sociais foram alguns dos pontos principais da mensagem governamental, cuja leitura foi feita pelo governador Omar Aziz, na manhã de ontem, dia 2 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

A leitura do texto introdutório da mensagem pelo governador abriu os Trabalhos da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura, sob a presidência do deputado Ricardo Nicolau e contou com a presença de todos os 24 deputados Estaduais eleitos para os próximos quatro anos e secretários de Estado.

A mensagem governamental, composta por 383 páginas, abre com as considerações do governador acerca do mandato iniciado há um mês.  No texto introdutório lido em plenário, Omar fala das perspectivas para os quatro anos de governo. Os capítulos seguintes estão divididos em três partes.

A primeira traz um relatório das principais ações governamentais, com gráficos e números, numa espécie de prestação de contas da administração anterior herdada por ele. O balanço é apresentado por área – educação, saúde, segurança e outras, com as metas de cada uma para este ano.  A segunda parte trata da política fiscal do Estado e a terceira e última da produção legislativa. Nesse capítulo estão todas as Leis encaminhadas para a aprovação na ALE a partir de iniciativa do Governo do Estado.

A mensagem inicia com o governador falando sobre sua experiência na ALE, quando foi deputado Estadual e do seu retorno a Casa como governador, segundo ele, “graças à vontade de Deus e do povo”. Em seguida, ele reitera o juramento de governar para todos. “Nossas políticas públicas estão pautadas na inclusão de todos”, diz ele.

Ao falar sobre seu plano de governo, Omar afirma que as prioridades foram definidas a partir da necessidade do povo, com foco principal nos investimentos sociais, que criam oportunidades para as pessoas.

Sobre sua administração, ele promete radicalizar na condução de uma gestão moderna e ágil. “Desde já, estamos intensificando o combate ao desperdício. Quanto mais qualidade administrativa alcançarmos, mais recursos sobrarão para o governo”, afirma, completando que vai investir no que realmente interessa: infraestrutura e desenvolvimento social.

Segundo Omar, seu Governo vai perseguir o ideal de excelência na educação pública.  Para isso, irá investir na ampliação das escolas de tempo integral na capital e no interior, continuar levando educação às comunidades mais distantes e consolidar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que em 2011 completa dez anos. Ele voltou a anunciar que pretende construir a Cidade Universitária, que deverá ser numa área situada na margem direita do Rio Negro, no município de Iranduba. “Nosso propósito é sintonizar cada vez mais a produção acadêmica com a geração de emprego e renda”, afirma o governador, que pretende continuar investindo na capacitação da mão de obra através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

PRODERAM – Em sua mensagem escrita à ALE, Omar destacou as ações do Governo voltadas ao Desenvolvimento Regional, entre elas, o PRODERAM – Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), coordenado pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN).

O projeto contempla os nove municípios que do Alto Solimões (Amaturá. Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá. São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins) e contempla ações nas áreas de Saúde, Saneamento, Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento Institucional.

“O PRODERAM firmou 23 convênios na área de atuação do desenvolvimento sustentável , totalizando um valor de R$4.869.893,52”, destacou.

(Com informações da Agência de Comunicação do Estado do Amazonas – AGECOM)