Governador Omar Aziz visita obras do Sistema de Águas de Atalaia do Norte

A Estação de Tratamento de Água de Atalaia do Norte (a 1.138 km de Manaus), obra implementada pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), com financiamento do Banco Mundial, recebeu, na última quinta-feira (6), visita do governador Omar Aziz, liderando a comitiva que visitou os outros oito municípios da calha do Alto Solimões. O governador foi acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, do vice-governador José Melo, de parlamentares e de titulares de órgãos do Governo do Estado.

Durante a visita, o governador destacou que o Governo do Estado está ampliando e melhorando o sistema de abastecimento de água também nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. Os investimentos somam R$ 32.012.008,17 milhões, alcançando 104.935 mil pessoas nos três municípios. “Em Atalaia do Norte, foram investidos R$ 3.357.892,69", destacou.

A visita da comitiva à ETA de Atalaia do Norte foi conduzida pelo presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, que, na oportunidade, apontou os dados técnicos da obra que possibilitou ao município saltar de 10 mil para 21,4 metros de redes. A cidade, que antes distribuía água bruta para a população, passou a contar com 600 mil litros de reservação de água tratada. “Antes da intervenção, eram atendidas 4.500 pessoas, agora, a meta é atender 6.893 mil, das zonas urbana e rural, com água tratada nas residências”, apontou.

Ao longo de todo o processo de ampliação da rede de distribuição também foram realizadas uma série de ações sociais voltadas para a conscientização da população sobre as mudanças e adequações nas instalações hidráulicas; visitas aos domicílios, além de oficinas para orientações sobre o uso racional da água e instalação de hidrômetros nas residências.

A meta do Governo é ampliar as obras do sistema de tratamento, reserverção e distribuição de água potável para os outros seis municípios da calha do Alto Solimões. Para isso, está formatando a segunda fase do projeto Proderam, para novo financiamento junto ao Bird. As obras terão início após a conclusão dos trâmites burocráticos para a implementação da segunda fase do projeto.