Governo do Amazonas articula parceria com a Eletrobras Amazonas Energia

A implantação de uma matriz energética não poluente para a Arena da Amazônia (novo estádio de Manaus que está sendo construído para a Copa de 2014) foi a pauta do encontro que reuniu representantes da Eletrobras Amazonas Energia e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), na manhã desta quinta-feira (17), na Sede da Eletrobras.

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, desde o último mês de fevereiro, a Companhia vem somando esforços junto à Seplan para a concepção do projeto da usina fotovoltaica que prevê a instalação no Amazonas de empresas especializadas na produção das placas.

Para o secretário de Planejamento, Aírton Claudino, a reunião com a direção da concessionária de energia elétrica do Amazonas foi um passo importante para a viabilidade do projeto. “A ideia é aproveitarmos o evento da Copa do Mundo e com isso, incentivarmos a utilização de energia mais limpa”, disse o secretário.

Claudino disse ainda que a parceria com a Ciama e a Eletrobras Amazonas Energia é de fundamental importância para o processo de instalação da usina. “Já fizemos algumas tratativas e agora viemos alinhar e gerar a agenda para viabilizar esse processo. A partir de agora, o Governo do Estado também vai procurar outras parcerias com o setor privado para ajudar na execução dessa obra”, informou.

A Eletrobras Amazonas Energia sinalizou positivamente à solicitação do Governo do Estado. A participação da empresa será de 33% do valor do investimento. Além disso, a companhia de energia elétrica também será responsável pelo comissionamento (testes) e operação da usina fotovoltaica. A obra terá capacidade instalada de aproximadamente 6 MW.