Governo do Amazonas capacita mais 40 Agentes Ambientais Voluntários

O Governo do Amazonas reuniu, no último final de semana, cerca de 40 pessoas, sendo 30 indígenas e 10 não indígenas, de 20 comunidades, no município de Jutaí, durante a Oficina de Formação de Agentes Ambientais Voluntários, que tem como foco o manejo de lagos, com ênfase na pesca do pirarucu.

A oficina foi mais uma atividade do Programa de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde – Proderam, que é implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, em municípios do Alto Solimões. 

De acordo com o engenheiro florestal do Proderam, Antonio Pessoa, as pessoas que participaram da Oficina foram capacitadas para atuar na vigilância dos lagos. “Somente no Projeto de Manejo dos Recursos Pesqueiros de Jutaí, estão inseridas 535 famílias, sendo 217 famílias indígenas e 318 famílias não indígenas. O projeto, desenvolvido pelo Proderam/CIAMA, conta com apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), do IDAM, Prefeitura Municipal de Jutaí e Conselho dos Povos Indígenas de Jutaí. 

A oficina foi realizada em parceria com o Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas (CEUC) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e da Associação dos Comunitários que Trabalham com o Desenvolvimento Sustentável do Município de Jutaí (ACJ).