Governo do Amazonas conclui plano de resíduos de saúde para o Alto Solimões

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), concluiu o Plano de Resíduos de Saúde dos nove municípios do Alto Solimões (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Santo Antonio do Içá, Jutaí, Fonte Boa).

O Plano aponta e descreve como deverá ser feito o manejo e tratamento dos resíduos de saúde, com as características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Conforme levantamento disposto no Plano, os nove municípios somam 43 estabelecimentos de saúde, de pequeno e médio porte, distribuídos entre Unidades Básicas de Saúde, Unidades Mistas, Postos de Saúde, Centros de Saúde, Maternidades e Hospitais. Além das clínicas particulares de saúde, consultórios odontológicos, laboratórios e drograrias.

De acordo com Geraldo Couto, coordenador do Projeto de Desenvolvimento responsável pela elaboração do Plano de Gerenciamento, além de minimizar a produção de resíduos, os municípios farão um encaminhamento seguro, de forma eficiente, já que atualmente, os municípios realizam o descarte de forma incorreta, despejando no lixo comum, misturado ao lixo doméstico. “O Plano contempla as recomendações do Ministério da Saúde, considerando as especificidades dos estabelecimentos de saúde na região”, destacou.

Avaliado em R$ 17 mi, o Plano tem previsão de implantação na segunda fase do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Ciama, com recursos do Bird. Com objetivo de melhorar a qualidade de vida na região do Alto Solimões, todo o projeto contempla também ações integradas de saneamento básico e desenvolvimento sustentável.