Governo do Amazonas e Bird articulam segunda etapa do Proderam

O governador em exercício, José Melo, sinalizou positivamente à renovação da parceria entre o Governo do Estado e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial) para a segunda etapa de execução das obras do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas – PRODERAM, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), no Alto Solimões. Os investimentos do banco para esta segunda fase deverão ser em torno de U$50 milhões destinados à obras de saneamento, saúde e desenvolvimento sustentável.

A decisão foi comunicada durante encontro realizado com membros do Banco Mundial, na manhã desta terça-feira (19), na sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), coordenadora do Projeto.

José Melo lembrou que os primeiros municípios a receberem os benefícios do Proderam foram Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. “Trabalhamos os primeiros municípios, que estão na frente de fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e agora a ideia do governador Omar Aziz é avançar para os outros municípios, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população do Alto Solimões”, destacou.

Segundo o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o Governo do Estado e o Bird já concretizaram esse acordo. “Estamos aguardando os trâmites legais para que o Estado possa ter acesso a esse financiamento. Enquanto isso, a Ciama, sob coordenação da Seplan, vai trabalhar na estruturação dos projetos para a execução dessa segunda etapa de obras”.

Desde que foi implantado, o Proderam vem mudando a realidade do Alto Solimões, promovendo uma maior qualidade de vida para a população urbana, rural e indígena dos municípios, com obras e ações integradas de saneamento, saúde e desenvolvimento.

Somente na área de saneamento, as obras da primeira etapa estão em estágio avançado em Tabatinga e Benjamin Constant e já 100% concluídas em Atalaia do Norte. Neste último, a distribuição de água potável para as residências, está em fase de teste. Dentre as obras de saúde, por meio do Proderam foram reformados e ampliados os hospitais de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, que receberam arquiteturas modernas, equipamentos novos e alas construídas especialmente personalizadas para indígenas. Na área de desenvolvimento sustentável, o Proderam vem trabalhando no fortalecimento das cadeias produtivas, por meio da psicultura, meliponiculta, beneficiamento da cadeia da castanha-do-Brasil, entre outras.