Governo do Amazonas recebe parecer favorável do Ministério do Planejamento para financiamento

O Governo do Amazonas recebeu manifestação favorável do Grupo Técnico da Comissão de Financiamentos Externos da Secretaria de Assuntos Internacionais (GTEC/COFIEX/SEAIN), coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a contratação do empréstimo junto ao Banco Mundial, no valor de 75 milhões de dólares, para investir na segunda fase de obras de saneamento básico, saúde e desenvolvimento sustentável, em cidades do Alto Solimões.

O parecer foi emitido, no último dia 22 de agosto, após reunião com o GTEC e a comitiva do Amazonas, composta por representantes das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e de Fazenda (Sefaz), a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e a Cooperação e Relações Institucionais do Governo do Estado (CCRIA), realizada no último dia 31de julho, em Brasília.

Na oportunidade da reunião, foram apresentados os resultados da primeira fase do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões. Orçado em 35 milhões de dólares, implementado pela CIAMA e coordenado pela SEPLAN, por meio do Projeto, o Governo do Estado tem executado obras na rede de abastecimento de água, reformas e ampliações de hospitais e ações de desenvolvimento sustentável. Os dados detalhados das obras, ações e investimentos estão disponíveis no site da Ciama – www.ciama.am.gov.br

Segundo o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, os primeiros municípios que receberam os benefícios do Projeto foram Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. “Agora, a ideia do governador Omar Aziz é avançar para os outros municípios, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população do Alto Solimões”, destacou.

De acordo com Aluizio Barbosa, o Governo do Estado e o Bird já concretizaram esse acordo. “Estamos aguardando os trâmites legais para que o Estado possa ter acesso a esse financiamento. Enquanto isso, a Ciama, sob coordenação da Seplan, vai trabalhar na estruturação dos projetos para a execução dessa segunda etapa de obras”, disse.

SEGUNDA FASE: Para a segunda fase do Projeto, estão previstas obras de ampliação e melhorias na rede de abastecimento de água dos municípios de Amaturá, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

O Governo do Estado pretende, ainda, promover o desenvolvimento sustentável, associado à geração de renda e ocupação econômica a partir de recursos naturais; e fortalecer e estimular as organizações sociais para incrementar a capacidade produtiva.

Na área de saúde, será implantado um Sistema Regional de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e de Monitoramento Epidemiológico no Alto Solimões e serão realizadas obras de reforma dos hospitais de Santo Antônio do Içá e Tonantins e construção de um hospital para Amaturá.