Governo do Estado apoia municípios para captação de recursos voltados a projetos de desenvolvimento

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) recebeu nesta quinta-feira (17) comitiva de São Paulo de Olivença (distante 985km de Manaus), liderada pelo prefeito Nazareno Martins. Na pauta, ações de desenvolvimento para o município, entre elas, a captação de recursos junto a instituições nacionais e internacionais a serem aplicados na pesca manejada de pirarucu, que desponta como potencial econômico naquela região do Alto Solimões.

O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destacou o atendimento às prefeituras do interior, sem custos para os municípios, em diversas frentes de atuação da Companhia e garantiu o apoio para mais este desafio. “O desafio agora é buscar os recursos para impulsionar e ordenar o que já vem sendo feito em São Paulo de Olivença na área da pesca”, disse.

De acordo com dados apresentados pelo prefeito Nazareno, atualmente, São Paulo de Olivença possui 120 comunidades indígenas engajadas no manejo, envolvendo 5.591 famílias e 37.060 pessoas.

“Nós já temos o projeto todo elaborado e contamos com esse apoio da Ciama para conseguirmos desenvolver a pesca, levando em conta o monitoramento comunitário participativo, com maior controle na exploração dos recursos pesqueiros buscando a recuperação e a sustentabilidade dos estoques naturais, garantindo dessa forma, a segurança alimentar de todos os indígenas da nossa região e dos moradores da sede municipal”, destacou.