Governo do Estado articula reinstalação dos APLs

Órgãos da administração pública e instituições de fomento, pesquisa e tecnologia do Amazonas reuniram-se na Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) para tratar do processo de reinstalação do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEAPLs). A meta é busca novas oportunidades de negócios, diversificar a economia e ampliar o mercado local para os pequenos empreendendores do Estado.

Potencialidades em segmentos estratégicos como recursos hídricos e minerais além de  vastos recursos em fruticultura, piscicultura, turismo e madeira-móveis entre outros, são a garantia de bons negócios que podem ser estruturados de modo efetivo no Amazonas, destacou o secretário de estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) Thomaz Nogueira na abertura do encontro na Seplan-CTI. “Essa rede de arranjos produtivos casa perfeitamente com o programa de diversificação da economia local proposta pelo Governo do Estado, por isso pedimos a cooperação de todos para a construção dessa  base de negócios que pode beneficiar a todos”, resumiu o secretário.

A rede de APLs agrupa empresas que atuam em um mesmo segmento e estão localizadas no mesmo território. Juntas, elas apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação sob um determinado produto.

A estruturação dos APLs no Estado nos últimos oito anos apresenta uma série de variações. Depois de ser criados em 2007,  o Amazonas chegou a ter aprovado pelo Ministério da Indústria e Comércio (Mdic) dez projetos de APLs aprovados, entre eles, o de polpas, extratos e concentrados de frutas regionais, artesanato, fitoterápicos e fitocosméticos, e o de produção de madeira e móvel. Entre 2011 e 2017, a coordenação do projeto que estava na esfera da antiga Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) foi passada para a Agência de Desenvolvimento Sustentável.

A tarefa agora, segundo o secretário executivo de Desenvolvimento da Seplanc-CTI Nivaldo Mendonça, é buscar uma linha de atuação que contemple projetos que fortaleçam  cadeias produtivas locais de modo a gerar emprego e renda para a população.

A reinstalação do NEAPLs vai demandar o realinhamento dos agentes envolvidos, a elaboração de um decreto de reestruturação dos APLs e a avaliação dos atuais projetos instalados.

(Fonte: Seplan-CTI)