Governo do Estado celebra consórcio de saúde com municípios do Alto Solimões

Com objetivo de dar maior viabilidade às ações de saúde nos nove municípios do Alto Solimões, o Governo do Estado acaba de celebrar um Consórcio de Saúde com os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

O consórcio faz parte de uma das ações do Componente Saúde do Projeto de Desenvolvimento Regional para o Zona Franca Verde (PRODERAM), executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA).

De acordo com a coordenadora de Saúde do Proderam, Heliana Feijó, por meio do consórcio, será possível uma gestão associada dos serviços públicos. “Este é o primeiro consórcio de Saúde do Estado do Amazonas. Foi um passo importante, porque através dessa ação será mais fácil a operacionalização das ações de saúde no Alto Solimões, uma região carente, por uma série de motivos, principalmente a distância geográfica em relação à capital”, destacou.

O consórcio, que contará com a atuação efetiva da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), irá beneficiar cerca de 224.064 mil pessoas (IBGE 2010) no Alto Solimões. “Na prática, essa associação das ações de acordo com a necessidade de cada município, vai facilitar não só o atendimento, mas um trabalho mais intenso na prevenção e promoção de saúde”, explicou.

Desde que foi implementado, em 2009, o Proderam vem mudando o perfil sócio-econômico de milhares de pessoas no Alto Solimões. O projeto engloba três componentes: Saneamento, Saúde e Desenvolvimento Sustentável. Na área de saúde, as ações envolvem reformas e ampliações de Unidades de Saúde e Hospitais de municípios do Alto Solimões.