Com objetivo de atrair investimentos nacionais e internacionais, o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e a Eletrobras Amazonas Energia, apresentou, na tarde de ontem (21), o projeto Solar World Cup 2014 Brazil, que trata da utilização da cobertura de edificações no entorno da Arena Amazônia, em Manaus, para a geração de energia elétrica a partir de sistemas solares fotovoltaicos.
Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa em energia elétrica, limpa, não poluente, confiável, racional e que não consome nenhum combustível. A localização para a integração dos sistemas fotovoltaicos será nas áreas no entorno do complexo Arena Amazônia, abrangendo o Ginásio Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas e estacionamentos.
Na oportunidade, o subcoordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas da SDS, Anderson Bittencourt, apresentou para representantes de empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor de energia uma avaliação econômica financeira do projeto, incluindo o custo do sistema (em milhões de euros), o custo do kWp instalado (em €/kWp), o custo do m2 instalado (em €/m2) e o custo do kWh gerado, considerando as variações.
Conforme explicou o secretário da Seplan, Airton Claudino, é uma preocupação do Estado definir um modelo de Governança, com possíveis isenções de impostos. “Mas adianto que para efeito de importação de equipamentos, já conta com os benefícios da Zona Franca”, completou.
A princípio, ficou acertado que a Ciama, por ser uma sociedade de economia mista e já ter expertises anteriores, está apta para participar do aporte capital de empresas interessadas em investir no projeto. Já a Eletrobras Amazonas Energia irá participar com até 33% no investimento, trabalhando a instalação de equipamentos, testes e operação e manutenção.
O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destacou que o Governo do Estado vem trabalhando neste projeto, buscando desenvolver um modelo, inicialmente, para Manaus, extensivo para o para o Estado. “Esta tem sido a articulação com a Eletrobras. O Amazonas está entre os estados com a maior capacidade prevista para utilização de energia solar fotovoltaica, principalmente devido à incidência de raios solares”, disse.
Participaram da reunião técnicos da Ciama, da SDS, representantes das empresas Canadian Solar Inc., Donauer – Sistemas Fotovoltaicos, Ecoluz, Qluz Energia, Usinazul Energia Sustentável e Serviços Ambientais, Visionmax Solar, Weg Cestari Instrutech Equisul, Abengoa Ecoluz e Breitener.