Governo do Estado embarca material para finalizar obra do novo sistema de água de Tabatinga
Dentro de sete dias, a cidade de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), no Alto Solimões, receberá o material e equipamentos, embarcados na noite desta terça-feira (04), no Porto de Manaus, para finalizar as obras do novo sistema de água no município, executadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Ciama, com financiamento do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – Bird.
De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o novo sistema, que inclui a captação, tratamento, reservação e distribuição de água será interligado ao sistema já existente no município, reforçando a capacidade e otimizando a distribuição de água tratada para a população. “As obras dos reservatórios e da toda a rede de distribuição já estão concluídas. Agora, estamos aguardando a chegada do material em Tabatinga para finalizar a obra de interligação desse novo sistema ao sistema já existente e ampliar toda a rede”, explica.
Com a conclusão das obras, Tabatinga terá sua rede de abastecimento ampliada de 76 para 110.266 mil metros, proporcionando um aumento de 45% na rede de distribuição. Com o reforço, a capacidade de reservação de água tratada do município vai saltar dos atuais 630 mil litros para 6.730 milhões de litros de água.
Segundo dados da Companhia de Saneamento do Amazonas – Cosama, que atuará como parceira da Ciama na conclusão das obras, atualmente, é atendida uma população de 17.500 pessoas. A previsão é que com o novo sistema este número salte para 37.491 habitantes, de acordo com estudo populacional.
MAIS OBRAS – Benjamin Constant (a 116 quilômetros de Manaus) é outro município do Alto Solimões que também está recebendo obras para aumentar a capacidade de distribuição de água. A previsão do Governo do Estado é que, com as obras, o aumento seja de 70%. Na cidade, toda a rede de distribuição já está concluída. Também já foram concluídas as obras de reservação e realizados estudos topográfico do local onde será implantada a nova Estação de Tratamento de Água – ETA, cuja aquisição está em processo licitatório.
Após a conclusão das obras em Benjamin Constant, o município saltará dos atuais 27.000 para 46.143 metros de rede. Lá, 80% da obra estão prontos para elevar a capacidade de reservação de 950 mil para 2.950 milhões de litros.
Ainda na região do Alto Solimões, o Governo do Amazonas já concluiu as obras de construção do sistema de água do município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), que teve um salto de 4.700 para 21.400 mil metros de rede. A cidade, que já tinha um reservatório com capacidade para 200 mil litros, passou a contar com 800 mil litros.
OUTRAS AÇÕES – Além das obras de saneamento, o Governo do Estado, por meio da Ciama, vem atuando nos nove municípios do Alto Solimões, com obras e ações integradas de saúde e desenvolvimento sustentávelregional, beneficiando as cadeias produtivas locais, com geração de emprego e renda.