Governo do Estado entrega nova Estação de Tratamento de Água para Tabatinga

Tabatinga (1.108km distante de Manaus), acaba de receber a Estação de Tratamento de Água (ETA) que faz parte do Novo Sistema de Água construído pelo Governo do Estado, por meio do Proderam – Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), em parceria com o Banco Mundial (Bird). 

De acordo com a coordenação do Proderam, as obras dos reservatórios e da rede de distribuição já estão concluídas. Após a montagem da ETA, com duração de cerca de 30 dias, poderão ser iniciados os testes para a distribuição de água potável para toda a população urbana do município de Tabatinga, que terá sua rede de abastecimento ampliada de 76 para 110.266 mil metros, proporcionando um aumento de 45% na rede de distribuição. Com isso, a capacidade de reservação de água tratada do município vai saltar dos atuais 630 mil litros para 6.730 milhões de litros de água. Atualmente, é atendida uma população de 17.500, com o novo sistema, este número soltará para 35.627 mil. 

No município de Atalaia do Norte, as obras do Novo Sistema de Águas estão 100% concluídas. O município saltou de 4.700 para 21.400 mil metros de rede. A cidade, que dispunha de reservatório com capacidade para 200 mil litros, passou a contar com 800 mil litros. Vamos resolver a questão de abastecimento de água na região, contribuindo para a saúde geral da população, uma das prioridades da administração Omar Aziz, ressaltou Laércio Cavalcante, coordenador do Proderam. 

Benjamin Constant é outro município do Alto Solimões que também está passando por obras de saneamento e terá sua capacidade de distribuição aumentada em 70%. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do mês de março e salte dos atuais 27.000 para 46.143 mil metros de rede. Lá, 80% da obra estão prontos para elevar a capacidade de reservação de 950 mil para 2.950 milhões de litros. 

Além das obras de saneamento, o Proderam vem atuando, desde 2009, nos nove municípios do Alto Solimões, com ações integradas de saúde e desenvolvimento sustentável regional, beneficiando as cadeias produtivas locais, com geração de emprego e renda.