O Governo do Estado, por meio do Proderam, Programa de Desenvolvimento Regional implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), deu início aos testes para a distribuição de água tratada no município de Atalaia do Norte (a 1.623km de Manaus).
O projeto prevê a ampliação da rede de abastecimento de água nos nove municípios da região do Alto Solimões. Atalaia do Norte é o primeiro município da calha a ser beneficiado. Nos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga as obras estão em fase de conclusão.
Em Atalaia do Norte, a captação de água para a população é feita somente através do Rio Javari. A rede de distribuição foi ampliada para 12,6 mil metros, o que está atingindo 100% da totalidade das residências dos municípios.
De acordo com o técnico de saneamento do Proderam, Deolindo Dantas, a obra inclui a reforma do flutuante, aquisição de flutuante de apoio, substituição dos conjuntos motobomba, reforma dos clarificadores, ampliação das dependências da casas de química, substituição dos equipamentos de dosagem, cloração e nova instalação para abrigo das elevatórias.
“O sistema de distribuição também foi reformulado, com implantação de setorização da distribuição, instalação de macro e micro-mediação. É só o tempo do nível da água do rio baixar para que a fase de testes seja concluída e 100% das residências de Atalaia recebam água tratada”, explicou.
AMPLIAÇÃO – Em Benjamin Constant, onde a captação de água é feita também a partir do rio Javari, a rede está sendo ampliada de 27 mil para 39 mil metros, com a construção de dois novos reservatórios e a completa reforma do abastecimento. O sistema atual tem uma capacidade de reservação de 950 metros cúbicos, insuficiente para o atendimento da população, com uma rede de distribuição que atende 64,5% das residências.
Município-Polo do Alto Solimões, Tabatinga tem cerca de 3,5 mil ligações de água para uma demanda de 6 mil. As obras no sistema, que capta água diretamente do Rio Solimões, ampliarão essa oferta para mais de 11 mil ligações, ampliando a rede em quase 80%, dos atuais 40 mil metros para 70,8 mil metros. O sistema de captação, tratamento e reservação Está sendo completamente reformado, com implantação de nova elevatória e substituição de bombas. Com a reforma, Tabatinga ganha um sistema que permitirá reservação total superior à mínima de dois terços do consumo de um dia (2.030 metros cúbicos).
Executado pelo Governo do Estado e financiado pelo Banco Mundial, além de atuar na área de Saneamento Básico, o Proderam vem mudando a realidade do Alto Solimões com intervenções na área de Saúde e Desenvolvimento Sustentável.