Governo do Estado promove campanha de uso consciente da água, em Atalaia do Norte

Atalaia do Norte é um dos municípios que estão recebendo as ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, executado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população do Alto Solimões.

Entre as ações do Governo, o município teve todo o seu sistema de águas renovado e ampliado, ganhando novas tubulações e uma nova Estação de Tratamento, que está em fase de teste. Entre os entraves para a água chegar durante as 24 horas do dia às residências do município, está o desperdício pela própria população. Com objetivo de conscientizar a população sobre o uso consciente da água tratada, a Ciama realizou a 5ª Campanha de Conscientização Ambiental. A ação, que contou com apoio da Prefeitura Municipal, foi realizada no período de 19 a 31 de julho.

De acordo com a socióloga Cira Sena, coordenadora da campanha, a ação contou com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de comunicação, saúde e educação. “A secretaria de comunicação somou com as ações de marketing e propaganda. Já a de saúde disponibilizou panfletos explicativos e promoveu palestras nas unidades de saúde. A secretaria de educação incluiu a campanha como uma atividade extracurricular que envolveu todos os alunos e professores três escolas do município. A campanha encerrou com uma grande caminhada, com a participação dos alunos, professores e grande parte da população da área urbana”, explicou.

Ainda na cidade, a Ciama promoveu visita técnica às residências do município para verificar as instalações hidráulicas e as torneiras, realizada pelos engenheiros da Ciama, José Francisco Aleixo e Deolindo Dantas, acompanhados de técnicos da Cosama. “Em visitas anteriores, pudemos constatar que o desperdício de água ainda é muito grande no município, o que dificulta a operação e distribuição uniforme para toda a cidade”, destacou Deolindo Dantas.