Governo do Estado promove Workshop sobre inovação e empreendedorismo

Realizado pela primeira vez durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT), a 5ª edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas) pretende envolver empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e o público em geral no debate sobre empreendedorismo, investimentos, apoio financeiro e negócios inovadores. O tema deste ano é “Empreendedorismo e Inovação em uma Sociedade em Rede”.

O workshop será aberto oficialmente no dia 6 de novembro, às 16h30, com a palestra magna “Crowdsourcing: uma importante ferramenta em rede para a inovação e o empreendedorismo”, que será ministrada pela diretora geral e sócia da Mutopo Brasil e Fundadora da Conferência Internacional Crowdsourcing, Marina Miranda.

Já no dia 7, a primeira palestra ‘Apresentação de Negócios a Investidores: É preciso!’ acontecerá às 9h e será apresentada pela diretora da Native Original Products, Rozana Trilha, sob coordenação da presidente da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), Jane Moura.

Ao longo do dia outros temas serão abordados. Às 14 horas, a presidente da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, juntamente com representantes do Conselho Nacional da Indústria (CNI), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Confederação Nacional de Jovens Empreendedores do Amazonas (Conaje) e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) discutem os “Desafios para consolidar o empreendedorismo inovador na Amazônia”. A mesa de debate será moderada pela diretora do Movimento Empreendedorismo Universitário (MEU), Clarissa Melo.

A fundadora do Sítio “Equipar para Vencer” e autora do e-book “Ferramentas para ir além”, Paula Quintão será a responsável pela última palestra do evento. Ela abordará “Empreender pela internet: 5 passos para transformar sua realização profissional, financeira e emocional usando as ferramentas a seu favor”.

Pela primeira vez em Manaus, Paula Quintão mostrará ao público presente como tornar real um negócio  pela internet de forma concreta e rentável. Há 14 anos desenvolvendo atividades pela internet, Quintão passou a consolidar 90% de sua renda por meio da web ao criar, em 2013, o sítio www.equiparparavencer.com.br.

Com a experiência  e vivência nessa área a palestrante irá mostrar como transformar uma ideia em um negócio  real usando a Internet.

“Minha proposta é motivar as pessoas para criarem um empreendedorismo pela internet e a terem estabilidade financeira, porque muitas das vezes elas possuem a ideia mas não sabem o que fazer. Elas ficam perdidas, acham que é difícil  quando na verdade não é”, explicou.

A palestra será realizada no auditório Magdalena Daou, da Ulbra, localizada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Conjunto Atílio Andreazza – Bairro Japiim II, na entrada pelo Portão “E”.

Sobre o Inovamazonas – O InovAmazonas é realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (SECTI–AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (Ufam), (Fucapi), Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)  e  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Outros eventos – Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a SECTI-AM realizará uma série de eventos nos dia 6 e 7 de novembro, no no Clube do Trabalhador do Amazonas “João de Mendonça Furtado” (Sesi), na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José I, Zona Leste de Manau, como o Encontro de Jornalismo em CT&I do Amazonas, que pretende debater os Desafios da Pauta de CT&I na Mídia.

A Feira de Ciências do Amazonas  reunirá estudos, pesquisas e trabalhos na área das ciências desenvolvidos em escolas públicas e particulares do Amazonas, dos ensinos básico, fundamental e médio. A Exposição de Negócios exibirá produtos inovadores de empresas e empreendedores do Amazonas.

O evento conta com parcerias de instituições públicas do Estado, do município e empresas privadas.

(Fonte: Portal do Governo do Estado do Amazonas)