Governo do Estado retoma obras importantes para o trânsito

Na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, o governador do Amazonas, David Almeida, esteve no canteiro de obras da avenida das Flores, dando ordem de serviço para a conclusão do trecho que compreende a avenida Timbiras a Santa Etelvina.


Quando finalizado, o novo eixo viário ligará as zonas norte e leste, em 17 km de extensão, diminuindo distâncias, o consumo de combustível e o tempo em trânsito. “Nós não temos tempo a perder. Vamos dar segmento ao cronograma. Nosso período de administração é curto, mas nós queremos fazer do êxito e da eficiência a marca do nosso governo” enfatiza o governador David Almeida.


De acordo com o cronograma, a obra será concluída em setembro. “As obras não só vão melhorar a mobilidade urbana, como também gerarão emprego e renda para a nossa população”, acrescentou.


Obra – Avenida das Flores é o prolongamento da Avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres e está divida em quatro trechos. Destes, dois já estão em pleno funcionamento: a Avenida das Torres, com 6,2 km, considerado o trecho 1; e os primeiros 6,5 quilômetros do trecho 4, ligando a Avenida 7 de Maio, no bairro Santa Etelvina, ao quilômetro 19 da rodovia AM-010 (Manaus/Itacoatiara). Com investimento de R$ 244,4 milhões, a Avenida das Flores possuirá 11,1 km de extensão mais os 6,2 km da Avenida das Torres (considerada como o trecho 1), será o maior corredor de ônibus de Manaus. A Avenida das Torres abrange os bairros do Coroado, Aleixo e Cidade Nova I.


Juntas, a Avenida das Flores e das Torres terão duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus. Ao longo de toda a via serão construídas baias para as paradas de ônibus padronizadas. Quando estiver em pleno funcionamento, a Avenida das Flores será, juntamente com os anéis viários, uma nova alternativa de rota aos veículos que trafegam entre as zonas leste, centro-sul e norte.


O governador também visitou o igarapé da Magalhães Barata, entre Crespo e São Lázaro, zona sul, onde determinou que o secretário de Obras, Américo Gorayeb inicie estudos, licitação, limpeza e os trabalhos de dragagem para por fim a problemas de alagações nessa região. Em seguida, David Almeida foi ao Prosamim do Igarapé do Quarenta, na área entre as avenidas Maués e Silves, onde anunciou que, em 45 dias, iniciarão as desapropriações para obras no local.

(FONTE: SECOM)