Governo realiza I Feira do Pirarucu Manejado de Tonantins

Por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), o Governo do Estado realizou, nos dias 9 e 10, a I Feira do Pirarucu Manejado de Tonantins, município do Alto Solimões distante 865 km em linha reta de Manaus. O evento, que começou na quinta, 9, é uma parceria do Proderam com a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT), com apoio da Prefeitura Municipal, Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

O Proderam é uma ação do Governo do Amazonas em parceria com o Banco Mundial (Bird), com intervenções nos setores de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nos nove municípios do Alto Solimões, com investimentos de US$ 35 milhões na primeira fase. O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama).

Durante a feira foram comercializadas 35 unidades de pirarucu despescadas nos lagos do município. Após a despesca, os peixes foram medidos, eviscerados e lacrados (lacre de controle do Ibama). O manejo do pirarucu é um dos subprojetos de desenvolvimento sustentável executados pelo Proderam no Alto Solimões. Em Tonantins, o manejo envolve 350 famílias de 49 comunidades. O Proderam dá apoio material e realiza capacitação dos pescadores.

Também foram apresentados vídeos, documentários, fotos e entrevistas com os pescadores e técnicos que participaram do projeto de manejo dos lagos do município. “O objetivo é divulgar e socializar a idéia do manejo na comunidade”, explica o subcoordenador de Desenvolvimento Sustentável do Proderam, Geraldo Couto. O quilo do pescado foi vendido a R$ 5,00.