I Feira do Tambaqui comercializa cerca de 7 toneladas, em Tonantins

Cerca de sete toneladas de peixe, mais de R$20 mil movimentados e cerca de 30 famílias beneficiadas. Este foi o resultado da I Feira do Tambaqui, promovida pelo Governo do Estado, no município de Tonantins, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).
A feira foi realizada no período de 23 a 30 de setembro e contou com pescadores/expositores das comunidades Caité, Espírito Santo, Jerusalém e Jacatari (no lago Tuiuca), todos envolvidos no Projeto Manejo de Recursos Pesqueiros, executado por meio do componente Desenvolvimento Sustentável do Proderam.
A atividade de manejo no município é direcionada aos pescadores da Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissional Artesanal de TNT, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Prefeitura Municipal de Tonantins, por meio da Secretaria Municipal de Produção e de Meio Ambiente.
De acordo com a engenheira de pesca do Proderam, Monaliza Sayuri, o projeto de manejo do Proderam é essencial no sentido de fazer uma manutenção das espécies. Ele é importante porque previne que a pesca seja explorada de forma errada, causando uma queda na quantidade e no tamanho dos peixes e fazendo com que eles não consigam fazer reprodução suficiente para suprir aquilo que é retirado de forma desordenada, explicou.
Além do município de Tonantins, o Proderam atua com o projeto de manejo de pesca nos municípios de Fonte Boa, Jutaí e São Paulo de Olivença, envolvendo cerca de 5 mil famílias de pescadores ribeirinhos e indígenas.