Iniciada pesca de Pirarucu Manejado em terras indígenas

Pescadores que integram o Projeto de Manejo de Pesca, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), em Tonantins – município do Alto Solimões distante 865 km em linha reta de Manaus, iniciaram ontem (terça-feira, 8) a pesca do Pirarucu Manejado em terras indígenas.
Com financiamento do Bird e contrapartida do Governo do Estado, o Proderam é implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), sob coordenação da Seplan, e executa projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, saneamento e à saúde, nos nove municípios do Alto Solimões. Este é o segundo ano do projeto de manejo em Tonantins. No total, o manejo envolve 350 famílias de 49 comunidades do município. O Proderam dá apoio material e realiza capacitação dos pescadores.
Até o final de novembro, os pescadores irão realizar as atividades de manejo nas comunidades indígenas de Jacapary Perpétua, Jacapary Santo Antônio, Nova Baixa Verde e Sítio São Sebastião, que deverão resultar na captura de cerca de 200 unidades do pirarucu, que é considerado o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir até três metros de comprimento e 200Kg.
Segundo a engenheira de pesca do Proderam, Monaliza Sayuri, o pescado já tem destino certo. Antes da pesca foi estabelecido um contrato de compra e venda junto às comunidades beneficiadas pelo Projeto de Manejo Participativo de Lagos. “Serão pagos R$5,50 por quilo de um pirarucu inteiro, além disso, as comunidades já negociaram a pele de 100 pirarucus com escama, que serão destinados à realização da Feira Municipal, com previsão de venda a R$ 90,00 a unidade da pele”, contou.
De acordo com a coordenação do Proderam, há uma previsão, até o final de novembro, período permitido para a retirada do peixe, de continuidade da pesca em mais três comunidades indígenas: Cumã, Santa Fé e São Sebastião, também em Tonatins, para completar a cota total de 460 peixes, liberada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e com anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai).
O Projeto de Manejo de Lago em Tonantins, executado pelo Proderam, conta com a parceria da Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT), com apoio da Prefeitura Municipal e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).