ISO 9001 E ISO 14001: CIAMA realiza auditoria interna para manutenção da dupla certificação
Teve início nesta quarta-feira (11) a auditoria interna preliminar de 2016 para manutenção da certificação ISO 9001 e ISO 14001 da Companhia de Desenvolvimento do Estado Amazonas (Ciama). No total, serão auditados 16 departamentos com objetivo de verificar o cumprimento dos procedimentos estabelecidos de acordo com as normas.
O primeiro dia de auditoria inclui a verificação dos processos dos departamentos de Compras, que inclui a aquisição e o recebimento de materiais e a qualificação e o monitoramento de fornecedores, de modo que todos atendam um padrão excelente de qualidade.
Na quinta-feira (12) serão auditados os processos de Almoxarifado, com a verificação do manuseio , armazenamento de conservação e a entrega de materiais, de modo a prevenir danos e deterioração; A sistemática de procedimentos licitatórios; Os procedimentos relacionados à comunicação interna e externa, ao tratamento de reclamações de clientes e a sistemática de pesquisa de satisfação de clientes; E ainda, a sistemática de requisitos legais e os processos administrativos e jurídicos.
Passarão ainda por revisão os departamentos de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento, de Tecnologia da Informação, a Diretoria Técnica, de Infraestrutura, Gerenciamento de Obras e Desenvolvimento.
Para o dia 16, está programada auditoria da Presidência e a coordenação do Sistema de Gerenciamento Integrado. Finalizando a auditoria, no dia 17, serão verificados os procedimentos da assessoria técnica ambiental, da diretoria administrativa financeira e o projeto de apoio às prefeituras.
A auditoria interna precede a auditoria externa realizada pelo organismo internacional certificador, programada para o mês de junho, com objetivo de manter a os selos da Companhia, o segundo órgão de economia mista do Brasil – ligado a Governo Estadual, a obter a dupla certificação.
A certificação garante a excelência na elaboração de estudos e projetos técnicos de engenharia, voltados ao desenvolvimento social, econômico e sustentável do Estado do Amazonas, respeitando o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais, com objetivo de obter a satisfação dos clientes e melhoria contínua do Sistema de Gestão e a prevenção da poluição.