Mais de quatro mil famílias vítimas da cheia de 2013 vão receber auxílio no Amazonas

A partir desta quarta-feira, dia 10 de abril, cinco municípios da calha do rio Juruá começam a receber a primeira remessa de cestas básicas, kits de higiene pessoal, redes, kits de medicamentos fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Susam), dando início à primeira etapa de ajuda humanitária do Governo do Estado às famílias afetadas pela cheia nos municípios que estão em situação de emergência. 

Os kits serão enviados por meio de transporte aéreo e fluvial ainda nesta terça-feira, 9 de abril. Entre os municípios atendidos estão: Ipixuna, Itamarati, Carauari, Eirunepé e Guajará. De acordo com o titular do Subcomadec, tenente-coronel Roberto Rocha, apesar da subida do nível dos rios em diversas calhas, o cronograma de atendimento às famílias continua, por conta dos danos. 

Estima-se que nos próximos dias os municípios da calha do Alto Solimões (Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Iça) sejam incluídos no relatório de municípios afetados pela cheia. Todos já se encontram em situação de atenção e Santo Antônio do Içá já registrou o desastre perante os órgãos competentes.

A Defesa Civil do Estado volta a chamar a atenção e pede a colaboração das prefeituras municipais, coordenadorias e responsáveis para buscar a regularização junto à Defesa Civil Nacional, fazendo o cadastro no Sistema Integração de Informações sobre Desastres S2ID, que é necessário para atender aos municípios e facilitar o encaminhamento de ajudas para a população do Amazonas.

(FONTE: Portal do Governo do Amazonas)