Manejo de Lagos movimenta a economia de Tonantins

Do total de 56 comunidades do município de Tonantins, 31 (sendo 19 comunidades indígenas) do Alto Solimões estão envolvidas no projeto de Manejo de Lagos do Programa de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), executado pelo Governo do Estado e implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, sob coordenação da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).
O envolvimento maciço das comunidades tem gerado resultados positivos para o projeto de manejo, que desde 2010, vem beneficiando pelo menos 380 famílias. Como prova das ações, no último final de semana, foi realizada a I Festa do Pirarucu no município de Tonantins, que contabilizou a comercialização de 25.430kg de Pirarucu e mais 12.541 de Tambaqui, movimentando R$197.807,00 na economia local.
Além de envolver a população do município, a Festa também atraiu visitantes de comunidades vizinhas de Tonantins. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento que teve uma programação diversificada de atrações, como o Desfile da Rainha do Pirarucu, com indumentárias confeccionadas com a escama do peixe e artesanatos regionais e Concurso de Poesia e Música, com temas relacionados ao maior peixe de água doce do mundo.
Conforme dados divulgados pela coordenação do Proderam, por meio do Projeto, ao longo de 2011, somente em Tonantins, já foram realizados três cursos de Contagem de Pirarucu, envolvendo 147 pescadores; quatro Cursos de Economia Familiar e de Cooperativismo e Associativismo, com 120 pescadores; e mais um curso de Agente Voluntário Ambiental, envolvendo 36 pescadores. Entre as ações, também já foram mapeados 274 lagos.
O Proderam, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tonantins e Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT), também foi responsável pela aquisição de infraestrutura para a realização das atividades de manejo; instalação de 15 Rádios Fonias; informatização ASPECT.