Missão de Supervisão do Bird analisa ações do Proderam

Técnicos do Banco Internacional (Bird) consideraram satisfatória a implementação do Plano de Gestão Ambiental executado pelo Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), executado pelo Governo do Estado em parceria com o Bird, no Alto Solimões.

A constatação foi feita durante a Missão de Supervisão do Banco, realizada no período de 16 a 22 de janeiro, nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Amaturá.

Ao longo da Missão, acompanhada pelo subcoordenador de Desenvolvimento Sustentável do Proderam, Geraldo Couto, os técnicos do Bird visitaram as obras de saneamento, obras de saúde e atividades promovidas por meio do Proderam, como o Manejo de Recursos Pesqueiros, casa de farinha, biojóias, feira de produtos regionais com indígenas e não indígenas, a usina de castanha, em Amaturá, casa do mel, psicultura e meliponicultura, em Benjamin Constant.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), o Proderam prevê investimentos da ordem de US$ 35 milhões, somente nesta primeira fase, que envolve intervenções nos setores de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nos nove municípios do Alto Solimões. Além das vistorias in loco, os técnicos do Bird realizaram reuniões com técnicos do Proderam para análise da documentação relacionada à questões ambientais.