Missão do Banco Mundial acompanha obras do PRODERAM no Alto Solimões

Nesta segunda-feira (12), o Amazonas receberá uma Missão do Bird que vem para supervisionar os projetos executados por meio do Proderam, no Alto Solimões. O Proderam – Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde – é um projeto do Governo do Amazonas, implementado pela CIAMA – Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, sob coordenação da Seplan – Secretaria de Estado de Planejamento, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
De acordo com o presidente da CIAMA, Aluizio Barbosa, a supervisão do Banco acontece três vezes ao ano e faz parte da rotina do BIRD acompanhar a execução do Projeto. “A última Missão foi realizada no período de 16 a 22 de janeiro, com resultados satisfatórios”, destaca.
Com duração de quatro dias, a equipe, acompanhada pelo coordenador do Proderam, Laércio Cavalcante, irá supervisionar as obras do Sistema de Águas, em Tabatinga. Nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, serão conferidas as obras de reforma e ampliação dos hospitais e a execução de subprojetos na área de Desenvolvimento Sustentável, voltados à geração de emprego e renda, com o incentivo à psicultura, meliponicultura e casa de farinha.
A Missão será composta por especialistas nas áreas onde há intervenção do projeto: Saneamento, Saúde e Desenvolvimento Sustentável. Fazem parte da equipe Lizmara Kirchner, especialista em Saneamento, Laurent Deboux, especialista em Desenvolvimento Sustentável e André Medici e Ezau Pontes, especialistas em Saúde.
Antes de partir para o Alto Solimões, a equipe será recebida na manhã da segunda-feira (12) pelo secretário de Planejamento, Marcelo Lima, na sede da secretaria de Planejamento. A tarde, será realizada uma reunião com o Secretário de Saúde, Wilson Alecrim, na sede da SUSAM.