Missão do Bird avalia projetos de desenvolvimento, saúde e saneamento, no Alto Solimões
Com objetivo de avaliar in loco as obras que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), com parceria do Bird, executivos da instituição internacional e técnicos da Companhia estão na região do Alto Solimões, desde o último domingo, dia 23. A agenda prossegue até a quinta-feira, dia 27, com visitas às obras de saneamento, desenvolvimento sustentável e de saúde.
Nesta terça-feira (25), serão visitadas as obras de saneamento básico, nos municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte. E, ainda, as obras de reforma e ampliação dos hospitais destes municípios.
Na segunda (24), a missão cumpriu agenda de visitação às obras do Hospital de Guarnição de Tabatinga, que será reformado e ampliado, aumentando sua capacidade e melhoria de atendimento à população da região. Em seguida, foram visitadas as obras de ampliação e otimização do sistema de água na cidade, que incluiu visita desde a tomada d’água, à estação de tratamento, reservação e visitas domiciliares para avaliar a aceitação e expectativa da população em relação às obras de saneamento que estão sendo executadas no município.
Na ocasião da visita em Tabatinga, a coordenadora da missão, Lizmara Kirchner, destacou que estas obras de saneamento estão em fase final e que a avaliação do Banco é positiva. “Avançamos muito em relação à última missão e, a princípio, a nossa avaliação é satisfatória”, destacou.
No primeiro dia da missão, domingo (23), foi realizada reunião com as famílias indígenas envolvidas no projeto de Manejo de Lagos, no município de São Paulo de Olivença. Na cidade vizinha, Amaturá, a missão visitou o projeto de beneficiamento da castanha-do-Brasil.
De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, essa missão de avaliação faz parte da rotina do Bird, que vem, atuando juntamente com o Governo do Estado, na área do Alto Solimões, com objetivo de redesenhar o cenário socioeconômico da região e melhorar a qualidade de vida da população.