Missão do Bird cumpre agenda no Amazonas e articula novos projetos para o Alto Solimões
Encerrou nesta sexta-feira (28) uma missão de avaliação do Bird (Banco Mundial) das ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, executado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em parceria com a instituição financeira internacional.
A missão foi coordenada por Lizmara Kirchner e acompanhada pelo presidente da Ciama, Aluizio Barbosa. Também fizeram parte da comitiva, técnicos da Ciama, mais seis executivos do banco: Maria de Fátima Amazonas, especialista em desenvolvimento rural, Eduardo Magalhães, especialista em análise econômica, Ezaú Pontes, gerente de saúde, Gregor Wolf, líder para o setor de desenvolvimento sustentável, e a economista Luz Maria.
De acordo com Lizmara, preliminarmente, a missão teve uma impressão positiva das ações que vem sendo executadas com objetivo de promover uma melhor qualidade de vida para a população do Alto Solimões, com base nos eixos saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável. “Agora, teremos que resolver apenas algumas questões pontuais em relação à fase final do Projeto, para passarmos para outra fase”, disse.
A agenda teve início na segunda-feira (24), com visita a obras voltadas ao beneficiamento de cadeias produtivas com desenvolvimento econômico regional, como a castanha-do-Brasil e piscicultura (Projeto de Manejo de Pirarucu), nas cidades de Amaturá e São Paulo de Olivença, respectivamente.
Na terça-feira (25), foram avaliadas as obras voltadas ao saneamento básico e de saúde, na cidade de Tabatinga. São obras do sistema de águas e de reforma e ampliação do Hospital de Guarnição que atende a população do município.
No dia seguinte, foram realizadas visitas técnicas às obras do sistema de água, em Atalaia do Norte e Benjamin Constant. A comitiva também avaliou as obras de reforma e ampliação do hospital de Atalaia do Norte. Nestas cidades, além das visitas às obras, foram realizadas reuniões com representantes do poder público e comunidades envolvidas no projeto.
A missão encerrou nesta sexta-feira, com reuniões técnicas entre os integrantes da comitiva, com participação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), coordenadora do Projeto, e a equipe da Ciama, na sede da Companhia, em Manaus.
SEGUNDA FASE: Segundo o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o Governo do Estado e o Bird já concretizaram o acordo para a segunda fase de atuação do projeto que deverá avançar com obras de sistemas de águas, de construção, reforma e ampliação de hospitais e de fortalecimento de cadeias produtivas locais. Serão ações definidas para os outros seis municípios do Alto Solimões: São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa e Jutaí.
“Estamos aguardando os trâmites legais para que o Estado possa ter acesso a esse financiamento. Enquanto isso, a Ciama, sob coordenação da Seplan, está trabalhando na estruturação dos projetos para a execução dessa segunda etapa de obras”, destacou o presidente.