No Alto Solimões: Obras de hospitais em fase de conclusão

O Governo do Estado está em fase de conclusão das obras de ampliação e reforma dos hospitais dos municípios de Atalaia do Norte e de Benjamin Constant, no Alto Solimões. As unidades acabaram de receber os móveis hospitalares. Para o próximo mês de outubro, estão previstas as entregas dos equipamentos de lavanderia e radiologia, que somados aos equipamentos médico-hospitalares, já licitados no último mês de julho, tem-se um total de investimento no valor de R$ 1.482.738,75.

A reforma e a construção de unidades de saúde do Alto Solimões fazem parte do componente Saúde, executado por meio do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde, implementado pela CIAMA – Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, sob coordenação da SEPLAN.

Em Atalaia do Norte, o hospital contará com ala de maternidade, além de uma ala exclusiva para atendimento das populações indígenas. A ala de atendimento indígena é uma iniciativa inédita que contou com a participação direta das comunidades locais, ticuna, marubo, korubo e macus, que orientaram o modelo, em forma de maloca, e a distribuição dos espaços internos por etnia.  Em Benjamin Constant está sendo ampliado o hospital onde serão realizadas cirurgias de média complexidade.

De acordo com o presidente da CIAMA, Aluizio Barbosa, desde a sua criação, em 2008, o Proderam vem atuando no sentido de melhorar o acesso, a qualidade e a resolubilidade do Serviço Público de Saúde na região do Alto Solimões. “Mediante a reorganização dos modelos assistenciais e de gestão, prestando apoio estadual à Extensão da Atenção Básica/Saúde da Família e ao fortalecimento do sistema de Vigilância à Saúde; e na melhoria de acesso e da qualidade dos serviços de média complexidade”, destacou.

Além de atuar na área de Saúde, o projeto também engloba as áreas de Saneamento Básico e Desenvolvimento Sustentável, por meio das quais, estão sendo realizadas obras de implantação de Sistemas de Abastecimento de Água nas sedes dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. “Estão sendo realizados, ainda, vários subprojetos para geração de emprego e renda, relacionados à agregação de valor dos arranjos produtivos regionais, como a valorização da cadeia produtiva da castanha, do mel, piscicultura, entre outros”, finalizou o presidente.