NO ALTO SOLIMÕES: Projeto visa impulsionar criação de alevinos

Contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentável da atividade de piscicultura no Alto Solimões. Com esta finalidade, o Governo do Estado deu início às obras do Projeto de reestruturação da estação de psicultura Irmão Balduíno, no município de Benjamin Constant.

O projeto faz parte das ações do Projeto de Desenvolvimento do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), e prevê investimentos da ordem de R$ 414.614,24. No total, serão diretamente beneficiadas 120 famílias de piscicultores dos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte.

Além de beneficiar o aumento da produção de pescado para o autoabastecimento do mercado regional, o projeto visa melhorar o nível de renda dos produtores e seus familiares. Após as obras, estima-se uma produção/comercialização de mais de 1,5 milhões de alevinos de tambaqui, matrinxã e curimatã, por ano.

A estação já havia sido implantada pelo Governo do Estado em 2004. Com o aumento da população, a oferta local deixou de ser suficiente e a demanda justifica a expansão de novos criatórios de peixes, impulsionando uma grande escala comercial. Neste sentido, o projeto visualiza a expansão desses novos criatórios em forma de viveiros comunitários, dando subsídios para implantação de grandes redes frigoríficas.

O projeto, realizado pelo Governo do Estado, está sendo executado em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Abastecimento Agropecuário e Florestal Susntentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).