No Amazonas Presente, Ciama firmará cooperação técnica com a AAM, em Tabatinga

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) confirma participação no próximo Amazonas Presente, programa do Governo do Estado que levará serviços oferecidos por diversos órgãos da administração estadual para mais próximo da população, a ser realizado nos dias 27, 28 e 29, em Tabatinga, município polo da Calha do Alto Solimões, que abrange Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Fonte Boa, Tonantis e Santo Antônio do Içá.

No dia 28, Ciama e Associação Amazonense dos Municípios (AAM) assinarão um Termo de Cooperação Técnica com objetivo de viabilizar a elaboração de projetos técnicos de interesse dos municípios. A parceria atende a uma determinação do governador Wilson Lima para conjugar órgãos e recursos visando oferecer ao interior condições tanto de atrair investimentos quanto de captar recursos.

Para Júnior Leite, presidente da AAM, há uma grande vantagem nesse trabalho em conjunto. “Os custos diminuem, pois não precisamos equipar parques tecnológicos em vários lugares e ao mesmo tempo a Associação consegue direcionar com mais rapidez as demandas dos prefeitos, segundo as necessidades mais urgentes dos municípios”, acentuou Leite.

O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, lembra que a Companhia vem se tornando uma referência na produção de projetos, já tendo entregue, no primeiro semestre desse ano, mais de 40 milhões de reais em projetos que contemplam melhorias no abastecimento de água para mais de dez municípios. “Estamos prontos para atender a grandes projetos de infraestrutura como rodovias, aeroportos, centros de convenções, mas vamos nos concentrar também nas prioridades como saneamento, que é sinônimo de saúde, e aqueles de incentivo ao trabalho e criação de renda para o homem do interior”, afirmou.

O termo prevê uma série de obrigações para os dois órgãos. Coube à Associação dos Municípios, por exemplo, divulgar e incentivar a parceria, mobilizar os municípios, informar e orientar os prefeitos acerca dos benefícios da cooperação e prestar informações e apoio operacional à Ciama que facilitem o cumprimento do termo.

À Ciama coube articular-se com a AAM para realizar reuniões com as lideranças municipais, definir as estratégias dos investimentos para a economia regional, viabilizar capacitações técnicas de servidores municipais e manter uma equipe qualificada com engenheiros, economistas, administradores e outros profissionais, a fim de desenvolver, acompanhar, supervisionar, avaliar e fiscalizar os projetos elaborados.