Novo hospital da zona norte já está com 70% das obras concluídas

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que o Governo do Estado está construindo na zona norte da cidade, já está com quase 70% das obras concluídas. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que o novo hospital, que será o maior do Estado e dotará a rede de saúde de mais 300 leitos, será entregue à população no segundo semestre deste ano. O Pronto-Socorro que faz parte do complexo foi inaugurado em junho do ano passado.

“O cronograma da obra está sendo muito bem executado, graças ao modelo de parceria público-privada adotado pelo Governo do Estado nesse investimento. Estamos bastante otimistas de que o governador José Melo poderá inaugurar o novo hospital e colocá-lo em funcionamento entre agosto e setembro deste ano”, disse Alecrim.

Atualmente, 650 operários estão tocando a obra, que já está com a parte estrutural 100% concluída. “Os equipamentos da unidade também já foram adquiridos e devem começar a chegar a Manaus em abril”, informou Alecrim.

O novo hospital – uma estrutura de sete andares – terá capacidade para realizar mais de 120 mil atendimentos/ano, entre consultas, exames e cirurgias. Dos 300 leitos previstos, 50 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Centro Cirúrgico da unidade contará com 11 salas e haverá também um andar exclusivo para a realização de exames. O hospital será dotado de um heliponto – cuja construção foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação (Anac).

“Será o segundo hospital do Estado a contar com heliponto, hoje considerado um item essencial na estrutura de grandes hospitais, levando-se em conta os engarrafamentos que são comuns nas grandes cidades e muitas vezes dificultam a remoção de pacientes de urgência e, no caso de Manaus, especificamente, daqueles que são transportados de municípios do interior”, destacou Alecrim.

O heliponto terá capacidade para receber aeronaves de até 5 toneladas e comprimento máximo de 13,68m. O espaço foi projetado para operar helicópteros do tipo pantera, do Exército Brasileiro, que têm capacidade para transportar até dez pessoas. “Dos helipontos elevados de Manaus, esse será o que terá a maior capacidade de resistência de peso”, explica Alecrim.

A estrutura do Hospital está sendo construída com materiais específicos com o objetivo de isolar acusticamente paredes e cobertura, para evitar que o barulho produzido pelas aeronaves incomode pacientes e profissionais, no interior da unidade.

A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes foi o primeiro hospital de Manaus a contar com heliponto. “No Francisca Mendes, nós já temos um heliponto, apto a funcionar, com capacidade para suportar até 3 toneladas”, disse o secretário.

Pronto-Socorro – Localizado no bairro Terra Nova, o Hospital Delphina Aziz é composto também de um pronto-socorro, que está em pleno funcionamento. Esta ala de urgência do complexo hospitalar ocupa uma área de 3.020me tem 40 leitos (20 para pediatria e 20 para o público adulto), atendendo nas especialidades de ortopedia, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.

Selo verde – O complexo hospitalar Delphina Abdel Aziz está sendo preparado para a certificação com o Selo Verde de responsabilidade ambiental.   Todo o hospital – incluindo a área de pronto-socorro – foi projetado para garantir o uso sustentável de energia, água, tratamento de resíduos, entre outras medidas. A certificação de Alta Qualidade Ambienta (AQUA) ocorre em três etapas (concepção, projeto e realização), sendo que a primeira já foi aprovada pela instituição certificadora, a Fundação Vanzolini, de São Paulo.

FONTE: Agecom