Obras do novo sistema de água em Tabatinga a todo vapor

Desembarcaram na manhã desta quarta-feira, no porto de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), os materiais e equipamentos para a conclusão das obras do novo sistema de abastecimento de água do município, executadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), com financiamento do Banco Mundial.

As obras dos reservatórios e da toda a rede de distribuição já estão concluídas. O material que desembarcou em Tabatinga será utilizado na interligação do novo sistema ao sistema já existente no município, o que dará um reforço da capacidade de distribuição de água tratada para a população, ampliando toda a rede.

Com a conclusão das obras, previstas para o próximo dia 23 de junho, Tabatinga terá sua rede de abastecimento ampliada de 76 para 110.266 mil metros, proporcionando um aumento de 45% na rede de distribuição. Com o reforço, a capacidade de reservação de água tratada do município vai saltar dos atuais 630 mil litros para 6.730 milhões de litros de água.

Além do município de Tabatinga, a Ciama está implementando obras de otimização e melhorias dos sistemas de água nos outros municípios da região do Alto Solimões, como Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Os novos sistemas incluem captação, tratamento, reservação e distribuição de água tratada.

Atalaia do Norte já opera com o novo sistema, já em Benjamin Constant, as obras estão seguindo o cronograma de execução e estão na fase de aquisição da nova Estação de Tratamento de Água – ETA, a qual está passando por processo de licitação.