Oficina reúne lideranças indígenas para discutir manejo de peixes no Alto Solimões
Cerca de 150 lideranças indígenas do Alto Solimões participam, a partir desta quarta-feira (23), até o domingo (27), da IV Oficina sobre gestão e manejo da pesca nas terras indígenas Tikuna e Eware I e II. O ponto alto do encontro, que acontece no município de São Paulo de Olivença (a 1.345 Km de Manaus), será a escolha do Conselho Indígena de Pesca e a criação de regras de manejo de lago nas terras indígenas em questão.
A Oficina faz parte das atividades do Projeto “Manejo Comunitário de Recursos Pesqueiros nas Terras Indígenas Tikuna do Alto Solimões”, executado por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA).
De acordo com Geraldo Couto, coordenador de Desenvolvimento Sustentável do Proderam, a idéia do projeto de manejo da pesca no Alto Solimões partiu de um dos maiores problemas enfrentados pela população Tikuna das Terras Eware I e II: a pesca excessiva, que resultou na diminuição da variedade, da quantidade e do tamanho dos peixes.
“A pesca manejada é algo novo, mas que se apresenta como alternativa econômica para estas populações. A questão do manejo não é apenas para recuperação dos recursos naturais. Há um benefício social por trás. A ideia também é retirar os pescadores da informalidade e colocá-los em grupos de manejo, garantindo renda e desenvolvimento econômico local”, destacou.
Desde que foi implementado, o projeto já vem beneficiando pelo menos 4 mil famílias, equivalente a cerca de 23.768 pessoas.