Polo Naval do Amazonas ganha apoio internacional

Em breve o Amazonas receberá uma comitiva francesa, com experiência na área naval, para conhecer o espaço onde o Governo do Estado irá construir o Pólo Naval do Amazonas. A visita foi proposta durante apresentação do projeto do Polo Naval Industrial do Amazonas, na II Reunião APL´s Poles de Competitivite do setor de metal mecânico Brasil e França, realizada em São Paulo, no último dia 24.

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) integra o GT de criação do Polo Naval do Amazonas e marcou presença durante o encontro, onde, na oportunidade, foi assinado um Protocolo de Intenção de Cooperação entre cinco dos mais importantes Pólos de Competitividade franceses de Mecânica ligados ao setor.

A assinatura do protocolo deu continuidade ao memorando de entendimento assinado em 07 de julho de 2011, entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil e o Ministério da Economia, da Fazenda e da Indústria da França, com objetivo de incentivar parcerias para o desenvolvimento tecnológico e a troca de tecnologias para a indústria de transporte, energia, robótica, mecatrônica e sistemas de inteligência.

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o know-how francês permitirá incentivar a consolidação de tecnologias de ponta no projeto amazonense. “A assinatura do protocolo foi importante na medida em que facilitará a atração de investimentos de empresas francesas da área naval e de portos para o Polo da Indústria Naval do Amazonas”, finalizou.