Portos
A equipe da CIAMA foi responsável pela concepção de projetos portuários que representam um marco para o desenvolvimento do Amazonas. Os trabalhos abrangeram iniciativas de ampliação, modernização e infraestrutura, contemplando portos estratégicos que exercem papel central na vida econômica e social de diversos municípios.
No Projeto de Ampliação e Melhoria, os portos de Coari e Tabatinga ganharam propostas estruturantes para maior eficiência no transporte de cargas e passageiros. Coari, com forte atividade na indústria de petróleo e gás, necessita de infraestrutura robusta para movimentar combustíveis e suprimentos. Já Tabatinga, na tríplice fronteira, tem no porto o principal eixo de abastecimento e integração comercial da região.
Os Projetos de Infraestrutura Portuária, que incluem o Terminal Pesqueiro de Manaus e os portos de Tefé, Boca do Acre e Manacapuru, foram pensados para transformar antigas estruturas em equipamentos modernos e adequados às necessidades locais. Essas melhorias fortalecem a cadeia pesqueira, reduzem gargalos logísticos e ampliam o acesso da população a bens e serviços essenciais.
Em Manaus, as Diretrizes Portuárias voltadas ao Porto de Manaus e ao Porto da Manaus Moderna destacam a importância da capital como centro logístico da Amazônia Ocidental. As propostas de reestruturação preveem maior capacidade operacional, organização do fluxo de cargas e passageiros e integração com outros modais de transporte, reforçando o papel estratégico da cidade no comércio regional e nacional.
Outros projetos também foram desenvolvidos para os portos de Lábrea, Autazes, Borba, Eirunepé e Novo Airão. Cada um deles atendendo a demandas específicas de suas regiões: desde o apoio à navegação regional até o escoamento da produção agrícola e pesqueira, promovendo emprego, renda e inclusão social para milhares de famílias.
Em síntese, ao elaborar esses projetos, a equipe de engenharia da CIAMA contribuiu para a valorização da infraestrutura portuária amazonense, fortalecendo a economia local e ampliando a integração territorial do estado. Todo esse trabalho foi desenvolvido dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), órgão responsável pela regulação e fiscalização do setor portuário no Brasil.