Proderam: Governo do Estado organiza feira comunitária em São Paulo de Olivença

Com apoio do Governo do Estado, 60 famílias de artesãos e agricultores de São Paulo de Olivença, no Alto Solimões, distante 985 km em linha reta de Manaus, ganharam um espaço para comercialização de seus produtos. A feira é realizada semanalmente, por meio de parceria entre o Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e Associação de Artesãos de São Paulo de Olivença.

O Proderam é uma ação do Governo do Amazonas em parceria com o Banco Mundial (BIRD), com intervenções nos setores de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nos nove municípios da região, com investimentos de US$ 35 milhões na primeira fase. O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN) e implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (CIAMA).

A organização e capacitação dos artesãos e agricultores familiares é um dos subprojetos de desenvolvimento sustentável executados pelo Proderam no Alto Solimões e conta com apoio logístico da Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença. O objetivo é incentivar e proporcionar meios de ocupação econômica para as famílias previamente cadastradas no projeto, apoiando a agricultura familiar e a comercialização de artesanato indígena e não indígena.

“Antes, por falta de local adequado, os artesãos e agricultores entregavam sua produção a intermediários. Agora, vendem diretamente aos consumidores, em 30 barracas padronizadas e com assistência técnica do Idam”, explica o subcoordenador de Desenvolvimento Sustentável do Proderam, Geraldo Couto. A assistência do Idam inclui o monitoramento de demanda e orientação permanente aos associados.