Proderam lança a campanha ‘Água limpa… Na sua casa’

Técnicos do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), acabam de retornar do Alto Solimões. Durante a viagem, realizada no período de 19 a 22 de janeiro, aos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga, foi lançada a primeira Campanha de Sensibilização Ambiental do Projeto que, entre outras ações integradas, prevê melhorias no abastecimento de água.

Intitulada “Água limpa… Na sua casa”, a campanha, coordenada pelos técnicos do Proderam, Deolindo Dantas Neto (subcoordenador de Saneamento) e Cira Senna de Oliveira, foi lançada em consonância com a instalação dos hidrômetros, estágio em que se encontram as obras de abastecimento de água tratada no Alto Solimões.

De acordo com a socióloga do Proderam, Cira Senna de Oliveira, a ideia foi a formação de multiplicadores capazes de apresentar à população o novo Sistema de Abastecimento de Água Tratada nas cidades beneficiadas pelo Proderam.

No total, foram capacitadas cerca de 100 pessoas, entre elas, presidentes de associações de bairros, líderes comunitários, representantes dos conselhos municipais de Saúde e Educação, representantes dos clubes de mães e de instituições religiosas. “Nos três municípios, foram realizadas oficinas com uso de metodologias participativas por meio de dinâmicas de trabalho visando a formação de multiplicadores. Entre os assuntos abordados estão a importância do uso da água tratada, como funcionará o Sistema de Abastecimento, os custos do serviço e como evitar o desperdício da água tratada”, explicou.

Segundo Cira, o saldo da atividade é positivo. “O que nos chamou a atenção foi o comprometimento dos multiplicadores e das autoridades locais em “abraçar” a campanha, no sentido de informar a população sobre o que está sendo feito através do Proderam”, destacou.