Projeto de manejo de lagos gera resultados positivos no Alto Solimões

Mais de oito toneladas de tambaqui pescados em lagos indígenas. Este foi o resultado do Projeto de Manejo de Lagos, executado por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas (Proderam), criado pelo Governo do Estado, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em Tonantins, município da região do Alto Solimões. 

Executado desde 2009 em parceria com a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT) e a Prefeitura do município, o projeto de manejo de lagos vem beneficiando cerca de 5.600 famílias da região. 

De acordo com a engenheira de pesca do Proderam, Monaliza Sayuri, somente em Tonantins, as vendas já contabilizam mais de R$29 mil de renda para as famílias envolvidas no projeto. “Esse resultado é fruto do trabalho voltado para o uso sustentável dos recursos pesqueiros das comunidades de Nova Baixa Verde, Espírito Santo, das Panelas e de Santa Maria. Após a pesca, o peixe é comercializado no próprio município, gerando renda para a região”, completou.