RETROSPECTIVA 2010: Ciama consolida ações como elo de desenvolvimento regional

Em 2010, a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) implementou e executou uma série de projetos de desenvolvimento planejados pelo Governo do Amazonas, estabelecendo convênios com os municípios e executando diretamente obras no interior e na capital.

Um dos principais projetos de desenvolvimento regional do Governo do Estado, o Proderam, executado pela Ciama e coordenado pela Seplan, fecha o ano com mais de 3 mil famílias beneficiadas em subprojetos de desenvolvimento sustentável.

Foram mais de 40 ações realizadas, incluindo cursos e oficinas de capacitação em meliponicultura, associativismo e empreendedorismo, convênios de manejos de pirarucu em lagos, construção de casas de farinha sustentáveis, aquisição de barcos para escoamento de produção, além da contratação de técnicos rurais para os nove municípios. O Proderam está executando, ainda, a ampliação e reforma dos hospitais de Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença.

Sustentabilidade – Em dezembro, o Proderam executou mais duas importantes ações na região. Em parceria com a Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT), com apoio da Prefeitura Municipal, Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foi realizada a I Feira do Pirarucu Manejado de Tonantins. Durante dois dias, foram comercializadas 35 unidades de pirarucu despescadas nos lagos do município.

Com apoio do Governo do Estado, 60 famílias de artesãos e agricultores de São Paulo de Olivença, ganharam um espaço para comercialização de seus produtos. A feira é realizada semanalmente, por meio de parceria entre o Proderam, Idam e Associação de Artesãos de São Paulo de Olivença.




Parceria – Para fortalecer os arranjos produtivos da região, a Ciama firmou parceria, em junho, com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). “O foco dessa parceria são as ações demandadas pelas comunidades da região, particularmente na capacitação de comunidades indígenas, manejo do pirarucu, meliponicultura e no etnodesenvovimento”, explica o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa.

Corredor etnoturístico – Também em junho, mais de 160 pessoas, incluindo indígenas de seis etnias, participaram da audiência pública promovida pelo Governo do Estado no Alto Solimões para apresentação dos projetos arquitetônicos de construção de um mercado indígena e do Centro Cultural do Vale do Javari, respectivamente, em Tabatinga e Atalaia do Norte. A implantação de um corredor etnoturístico na tríplice fronteira Brasil/Peru/Colômbia é uma das ações do Proderam.




 “O objetivo é atrair o turista que geralmente entra pela Colômbia e chega até Letícia, mas retorna para o interior do país por falta de uma estrutura adequada no lado brasileiro”, explica o coordenador do Proderam, Laércio Cavalcante.  “As comunidades ficaram eufóricas com os projetos”, conta.

Água para os municípios – Em maio, o Proderam deu início às obras de ampliação da rede de abastecimento de água de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. A meta é ampliar de 152 mil para 235 mil metros a rede de abastecimento de água dos nove municípios do Alto Solimões. Só na expansão do sistema de abastecimento de água, o projeto vai beneficiar 108 mil moradores urbanos. O novo sistema atingirá 100% das moradias e garante a demanda de consumo considerado o crescimento populacional até 2028.





Recertificação Dando prosseguimento a sua política de qualidade, a Ciama foi recertificada diante das normas ISSO 9001 e ISO 14001. A auditoria de acompanhamento foi realizada em agosto por um auditor da TÜV Reinland, uma das mais conceituadas no setor e que tem como clientes empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. A Ciama foi a primeira sociedade de economia mista do Norte e Nordeste e a segunda no país – vinculada a um governo estadual – a obter dupla certificação em face das normas NBR ISO 9001 e 14001.

Convênios Ainda no primeiro semestre de 2010, para dar maior agilidade à implementação de um cronograma de obras planejadas para o interior, o Governo, por meio da Ciama, firmou convênio com quase a totalidade dos municípios para a implementação das ações. Em Tonantins e Santo Antônio do Içá, as obras foram contratadas e estão sendo fiscalizadas diretamente pela Ciama e incluem a recuperação do sistema viário, pavimentação, meio-fio e sarjeta.




Ação Conjunta – A Ciama implementou e está fiscalizando a execução de três contratos de serviços da Ação Conjunta entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para recapeamento asfáltico, recuperação de sarjeta e meio-fio de ruas na capital. Os serviços foram executados em 51 bairros: Alvorada 1,2, e 3, Cachoeirinha, Campos Elíseos, Canaranas, Cidade Nova, Colônia Japonesa, Colônia Santo Antonio, Conj. Beija Flor, Coroado, Duque de Caxias, Flores, Francisca Mendes, Jardim Fortaleza, Jardim Primavera, Jardim Versalles, Monte das Oliveiras, Novo Israel, Novo Mundo, Oriente, Oswaldo Frota, Parquedas Laranjeiras, Petros, Portal do Japão, Ribeiro Junior, Sakura, Santa Etelvina, São Pedro, Shangrilá, Tarumã, União da Vitória,Vista Bela, Colônia Terra Nova, Japiim 1,2 e 3, São Jorge, Santo Antonio, Conj. dos Bancários, Compensa 1,2, e 3, Comunidade Florestal, Jesus Me Deu, Santa Marta, Dom Luiz, Celebridade, Educandos, São Raimundo, Centro.

DIMPE – O Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (DIMPE) Ozias Monteiro Rodrigues, empreendimento do Governo do Estado administrado pela Ciama sob coordenação da Seplan,  rendeu bons frutos em 2010. Pela primeira vez em 13 anos, um representante do Norte venceu o Prêmio Finep de Inovação. A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), recebeu o prêmio na categoria Tecnologia Social.




Na premiação regional, duas empresas instaladas no DIMPE venceram três categorias do Prêmio FINEP de Inovação 2010. Além da OELA, a Pharmacos e Cosméticos LTDA foi vencedora em duas categorias: Gestão da Inovação e Pequena Empresa.

Em novembro, os empresários do DIMPE participaram do primeiro módulo do curso de Gestão Empresarial, uma inciativada Ciama para "disponibilizar aos empreeendedores uma atualização sobre as técnicas de gestão com vistas a aumentar a competitividade das empresas, explica o administrador do DIMPE, Jorge Franco de Sá. O assunto abordado no primeiro módulo foi Análise de Custos.