Fortalecimento – Ao longo de 2011, em apoio às políticas de desenvolvimento social, econômico e de infraestrutura implementadas pelo Governo do Estado, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) desenvolveu uma série de ações e projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população amazonense.
Certificação – a excelência na elaboração de estudos e projetos técnicos de engenharia; implementação de programas de desenvolvimento social, econômico, tecnológico, industrial, respeitando o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais, é uma preocupação constante da Companhia, que recebeu em setembro de 2011 a recomendação para manter a certificação diante das normas ISO 9001 e ISO 14001.
Com a certificação, a Ciama se mantém como a primeira empresa de economia mista do Amazonas e segunda do Brasil – ligada ao Governo do Estado – a obter dupla certificação.
Treinamento – A capacitação e constante treinamento de colaboradores faz parte da política administrativa da Ciama. Somente em 2011, a Ciama promoveu mais de 15 atividades, entre cursos, palestras e workshop, visando o aperfeiçoamento dos colaboradores da Companhia.
Entre eles, o Curso de Primeiros-Socorros e Brigada de Incêndio (com direito a simulado); o Curso de Excel Avançado; o Curso de Redação Oficial e Atualização Gramatical; o treinamento in-Company Análise e Solução de Problemas –Ação Correntiva e Preventiva; e o Workshop Motivando e Potencializando o Colaborador.
Além de promover atividades na própria sede, a Ciama também incentivou vários colaboradores a participarem de cursos de pós-graduação, palestras e congressos realizados por outras instituições, fora da Companhia.

Campanhas – Ao longo de 2011, a Ciama também integrou os esforços à várias campanhas sociais lançadas pelo Governo do Estado. Em setembro, a Ciama lançou uma campanha interna com objetivo de reduzir o uso de energia elétrica e água dentro da Companhia. A ação gerou resultados tão positivos e satisfatórios que a Ciama, só no consumo de energia, conseguiu uma redução de 13.269kw, o equivalente a 244,01% de economia, até o último dia 12 de dezembro, data da última medição.

Infraestrutura – Em 2011, a Ciama foi responsável pela implementação e fiscalização da Ação Conjunta, executada pelo Governo do Estado, em parceira com a Prefeitura de Manaus.
A ação prevê a realização de obras de infraestrutura urbana na cidade de Manaus, com o objetivo de manutenção e melhoramento da infraestrutura do sistema viário para promover a acessibilidade da população e a redução de acidentes no trânsito, com a execução de serviços de recapeamento de vias asfáltico, ampliação da rede de drenagem de águas pluviais e implantação de passeios públicos, recuperação de sarjeta e meio-fio na cidade de Manaus.
Com 95% das obras já concluídas, a Ação Conjunta está gerando mais de 5 mil empregos diretos. São grupos que estão executando tarefas em todas as áreas da cidade, com maior ênfase para as zonas Norte, Leste e Oeste, onde haviam vias mais danificadas, em aproximadamente 48 bairros da cidade.

Desenvolvimento para o interior – Ainda em 2011, o Governo do Estado, por meio da Ciama, executou, através de convênio firmado com todos os municípios do interior e a capital, uma série de ações de infraestrutura e promoção do desenvolvimento, que inclui obras de recuperação do sistema viário, pavimentação, meio-fio e sarjeta dos municípios.

Proderam – Saneamento, Saúde e Sustentabilidade para o Alto Solimões
No cumprimento das políticas de desenvolvimento social e econômico no interior do Amazonas, tem destaque o Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), executado na região do Alto Solimões, com ações integradas de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Sustentável.
Um dos principais projetos de desenvolvimento regional do Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial, o Proderam, implementado pela Ciama e coordenado pela Seplan, fecha o ano de 2011 com a consolidação de 31 associações que tiveram 33 projetos beneficiados.
As atividades desenvolvidas pelo projeto possibilitaram (possibilitarão) aumento da renda, fortalecimento das organizações comunitárias e de manejo sustentável dos recursos naturais, bem como ampliação dos serviços de abastecimento de água e de acesso à saúde, gerando melhorias na qualidade de vida da população dos nove municípios do Alto Solimões: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Tabatinga.
Desenvolvimento Sustentável – Somente nas ações de desenvolvimento sustentável implementadas nesta primeira fase, o Proderam atendeu 1.738 famílias (sendo 418 indígenas e 1.320 não-indígenas), as quais tiveram a renda aumentada em 15%, perfazendo um total de 10.916 pessoas (sendo 8.135 indígenas e 2.781 não-indígenas) beneficiadas, nos nove municípios da mesorregião do Alto Solimões (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Tabatinga).
As ações são relacionadas à atividades voltadas à geração de renda (apoio à organização social, à pesca manejada, piscicultura, à usina de castanha e à meliponicultura).

A principal atividade de Saneamento do Proderam reflete o anseio da população do Alto Solimões e concretiza as metas de desenvolvimento executadas pelo Governo do Estado, em parceria com o Bird.
São obras de ampliação e reforma dos sistemas de abastecimento de água das sedes dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. Em fase final de exeução, as obras beneficiarão a população urbana dos três municípios, um total de 63.394 pessoas.

Na área de Saúde, a população a ser beneficiada soma um total de 100.819 pessoas, dos três principais municípios da meso região do Alto Solimões (Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga), com ações que incluem as obras de ampliação e reforma do hospital de Atalaia do Norte (adequação para SPA e Maternidade); Construção do destino final do esgoto e construção de fossas hospitalares em Atalaia do Norte; Obra de ampliação e reforma do hospital de Benjamin Constant (Urgência/Emergência, Centro Cirúrgico e Maternidade); Aquisição de equipamentos e mobiliários hospitalares; Obra das UBS (01 Atalaia, 02 em Benjamin e 03 em Tabatinga); Construção de uma sala de estabilização e Fisioterapia do Hospital de Guarnição de Tabatinga; instalação de seis (06) leitos de UTI, sendo 04 para adultos e 02 para neonatos/crianças.

E assim, a Ciama fecha o ano de 2011, contabilizando números e ações voltadas exclusivamente ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida do povo do Amazonas e reforça a todos os seus colaboradores, clientes e ao povo do Amazonas os desejos de que 2012 seja um ano de grandes oportunidades e realizações!