Reunião discute propostas para empresas instaladas no Dimpe

Instituições parceiras do Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas (Dimpe) “Ozias Monteiro” reuniram-se na última sexta-feira (4), na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem), para discutir e apresentar propostas que visam estimular ainda mais o desenvolvimento das empresas atualmente instaladas no Distrito.

Para o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o Dimpe é uma iniciativa ousada e, uma vez instaladas, as micro e pequenas empresas devem sempre buscar a excelência na prestação de seus serviços, visando o seu desenvolvimento e evolução. “Tanto para a inovação de produtos, quanto para atrair mais investimentos” destacou.

Ao longo da reunião, entre as propostas, instituições como o Sebrae, Senai  e Cetam ofereceram cursos de capacitação específicos para os empresários e/ou funcionários do Dimpe.

De acordo com Leonardo Monteiro, representante do Cetam, os cursos serão oferecidos conforme as necessidades coletivas, de modo a agregar conhecimento e valor às atividades do empreendimento. Já o Senai se comprometeu em oferecer treinamentos. “No sentido de prestar assessorias técnicas, consultorias e treinamento às empresas instaladas no Dimpe”, explicou Eduardo Mattos.

O diretor presidente do Cide, Eduardo Pedro, apresentou proposta de um novo modelo para o desenvolvimento do Dimpe, nos próximos 10 anos. Na concepção do diretor, para se instalar no Dimpe, as empresas já deveriam passar por uma pré-seleção, em seguida por um período de incubação e, depois de instaladas no Dimpe, já consolidadas, receberiam apoio técnico e investimento de instituições parceiras para adquirir a sede própria.

Além do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, responsável pela Administração do Dimpe, participaram da reunião representantes da Secretaria de Planejamento do Estado do Amazonas (Seplan), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam),  Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas(Ipem), Centro de Desenvolvimento e Incubação Empresarial (Cide), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae) e da Associação das Indústrias Concessionárias do DIMPE (Adimpe).