Seis municípios do Amazonas selecionados para o projeto Cidades Digitais

Seis municípios do interior do Amazonas (Autazes, Benjamin Constant, Maraã, Codajás, Iranduba e Careiro) estão mais próximos da realidade de uma internet banda larga com alta velocidade de conexão. O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria nº 302, de 11 de outubro de 2013, selecionando os seis municípios do Amazonas para receber investimentos para a implantação de Cidades Digitais. Cidadania, emprego e renda, segurança, melhorias no acesso a informações de saúde, educação e inclusão digital são alguns dos serviços que serão potencializados para a população dessas localidades.

Conforme a chefe do Departamento de Apoio à Pesquisa (DAP) da Secti-AM, Luzia Raquel Queiroz, as cidades de Codajás, Iranduba e Careiro estão próximas a backbones (infraestrutura principal de fibra ótica), que acompanha o gasoduto de Coari até Manaus, o que facilita a implantação da internet de alta velocidade. 

“Isso significa que as propostas dos três municípios, já passaram por estudos para a viabilização das cidades digitais e, por meio de acordos de cooperação técnica, coordenados pela Secti-AM, já foram firmadas parcerias com vistas à sustentabilidade desses projetos”, esclarece Luzia Raquel Queiroz.
 
Parcerias – O Governo do Amazonas, por meio da Secti-AM, já vem trabalhando na implantação das cidades digitais e, no mês de agosto, promoveu a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, que viabiliza com recursos do Estado projeto orçado em pouco mais de R$ 9 milhões. Essa parceria foi estabelecida entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), prefeituras e Secti-AM. Essas parcerias são importantes para manter na cidade o anel de fibra ótica que interligará órgãos públicos das diversas esferas do Governo, compreendendo saúde, educação, segurança entre outras. 
 
Nesta segunda-feira, 14 de outubro, representantes dos Estados e municípios participam do evento de lançamento das novas cidades digitais, em Brasília. O secretário executivo adjunto da Secti-AM, Eduardo Taveira, foi designado para representar o Amazonas. 
 
Sobre o projeto – O Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, recebeu em 2013 um reforço de R$ 100 milhões do Governo Federal e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As inscrições para o certame ocorreram em abril deste ano, para cidades de até 50 mil habitantes e distantes até 50 km do backbone da Telebras, ou que tivessem compromisso firmado com operadora privada para conexão à internet.

(FONTE: Agência de Comunicação do Governo do Amazonas)