Simulado de incêndio prepara CIAMA para emergências

Em atendimento ao Procedimento 14 da ISO 14001, relacionado à preparação e resposta à emergências, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) realizou dia 27 de junho, o Simulado de Incêndio, com procedimentos orientados pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, João Filho, para definir a rotina de casos de emergência aplicadA para todos os brigadistas da Companhia. 

A atividade teve início com o sinal de alerta indicando a remoção dos colaboradores o mais rápido possível, conforme traçado no plano de atuação da Brigada de Incêndio, com orientações básicas para o atendimento das diversas situações de sinistros, sempre observando os procedimentos básicos de emergência.

Na oportunidade, os componentes da brigada atuaram no combate ao sinistro e os colaboradores se dirigiram até o ponto de encontro para receberem orientações, enquanto os brigadistas de abandono fizeram a retirada organizada das pessoas. Após o alerta, a brigada analisou a situação, desde o início até o final do sinistro.

Conforme destacou o bombeiro João Filho, se fosse real e havendo necessidade, a Ciama deveria acionar o Corpo de Bombeiros e apoio externo e desencadear os procedimentos necessários, que podem ser priorizados ou realizados simultaneamente, de acordo com o número de brigadistas e os recursos disponíveis no local. “Já que foi um simulado, nós trabalhamos com ações hipotéticas de primeiros-socorros às possíveis vítimas, com eventual transporte e socorro especializado e combate ao incêndio. Inclusive com orientações sobre a utilização dos diversos tipos de extintores indicados para cada tipo de situação”, disse.

O Simulado de Incêndio integra as ações para que a Companhia mantenha a certificação da ISO 14001. Além de certificado de preservação e preocupação ambiental, a Ciama possui o selo ISO 9001, que garante a qualidade das prestações de seus serviços e satisfação de seus clientes.