Sudam e Ciama articulam parceria técnica-institucional

O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), Aluizio Barbosa, recebeu, na manhã desta quinta-feira (31), visita do superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Mello. Na ocasião, foi discutida uma parceria técnica-institucional entre as duas instituições.

De acordo com Djalma Mello, tanto a Sudam quanto à Ciama são órgãos que podem se completar, pois buscam o desenvolvimento econômico regional. “Estamos estudando qual a melhor forma de estreitar essa relação”, contou.

A ideia da cooperação, segundo Aluizio Barbosa, foi levantada durante reunião, em Belém, realizada na semana passada, na Sudam, com a Ciama e a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), representada pelo secretário de Políticas Setoriais, Appio Tolentino. Na oportunidade, foram apresentados os projetos do Polo da Indústria Naval do Amazonas e o Manaus Solar, ambos criados pelo Governo do Estado.

Em relação ao Polo Naval, Djalma Mello relembrou que o Governador Omar Aziz já havia acionado a Sudam, a qual já participou de algumas reuniões do Grupo de Trabalho do projeto, sob responsabilidade da Seplan. “Agora estamos na fase de ver de que forma poderemos participar do projeto do Polo Naval e também de outros projetos que vem sendo desenvolvidos pelo Amazonas”, disse o superintendente, completando que numa próxima reunião, já agendada com a Seplan, será tratada também a questão de ampliação dos investimentos fiscais da Sudam para outros segmentos e, inclusive, para o segmento da Indústria Naval.

A Sudam administra a Política de Incentivos Fiscais, implementada pelo Governo Federal, com a concessão de benefícios fiscais, redução e isenção de impostos. “Esses incentivos fiscais são tão importantes para as empresas que já estão instaladas no Amazonas, quanto para a atração de novos investimentos, gerando mais emprego e renda para o Estado”, finalizou Aluizio Barbosa.