Tonantins tem a I Festa do Pirarucu

Encerra nesta sábado, dia 10, a I Festa do Pirarucu de Tonantins, realizada para alcançar os resultados positivos da pesca manejada do maior peixe de água doce do mundo. O evento, que teve início no feriado estadual de ontem (dia 8 de novembro), conta com apoio do Proderam – Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).

De acordo com a engenheira de pesca do Proderam, Monaliza Sayuri, a festa está sendo uma oportunidade para divulgar os trabalhos de manejo de lagos realizados pelo Governo do Estado na região do Alto Solimões, por meio do Proderam, desde 2009. Em Tonantins, o manejo envolve 350 famílias de 49 comunidades. O Proderam dá apoio material e realiza a capacitação dos pescadores.

“Como resultado, a última pesca manejada rendeu 360 unidades de pirarucu. Desses, 200 peixes foram destinados à Feira do Pirarucu e comercializados a R$7,50 o quilo. Os outros 160 foram vendidos nas próprias comunidades a R$5,50 o quilo. Além da pele, comercializada a R$90,00 a unidade.”, disse.

A programação da festa conta ainda com desfile das concorrentes a rainha do Manejo, com roupas típicas confeccionadas com escamas de pirarucu provenientes dos lagos manejados, e premiação para a melhor receita de Pirarucu, além de música e poemas com o tema manejo e pirarucu.

A I Festa do Pirarucu de Tonantins é uma realização da Prefeitura, Câmara e Secretaria de Cultura de Tonantins, com apoio do Proderam, Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais Artesanais de Tonantins (ASPECT) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).