CIAMA e Seplan estudam beneficiamento de calcário e cal no Alto Solimões
A Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) estão estudando a viabilidade de implantação de uma indústria de beneficiamento de calcário e cal, na região do Alto Solimões.
Na última quinta-feira (5), o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, e o secretário executivo adjunto de Políticas Setoriais da Seplan, AppioTolentino reuniram com o gerente geral da empresa peruana Dolamita Amazonas S.A., Alfredo Belledone. Na pauta, uma conjunção de esforços que possam viabilizar a instalação da empresa no município de Tabatinga (distante 1.108 km em linha reta de Manaus), cidade de fronteira com o Peru.
De acordo com Aluizio Barbosa, a ideia é importar o calcário do Peru e beneficiar o mineral em Tabatinga, atendendo não somente o mercado interno, mas também os países de fronteira, de modo a estimular a atividade econômica na região, que apresenta uma série de limitações geográficas e sociais.
Na ocasião, Appio Tolentino destacou que a Seplan já vem trabalhando em projetos que busquem viabilizar uma cultura industrial para gerar emprego e rendo no interior do Estado.