CIAMA passa por auditoria interna de manutenção da ISO 9001 e ISO 14001

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) está se preparando para receber mais uma vez o selo da ISO 9001 e ISO 14001. Para isso, todos os procedimentos e processos das duas normas irão passar por auditoria interna. A auditoria acontece nesta terça-feira (9) e prossegue na quarta-feira (10), em todos os setores da Companhia. A auditoria interna antecede a auditoria externa de recerficação que será realizada pela TÜV Rheinland, organismo certificador internacional, no final deste mês de julho.

Após a auditoria interna, será realizada reunião de Análise Crítica, para exposição de resultados e providências a serem tomadas para preparar a Companhia para receber a auditoria externa.

Caso as ações da Companhia sejam aprovadas pelo organismo certificador, a Ciama continuará sendo a primeira empresa – ligada a Governo Estadual – do Amazonas e segunda do Brasil, a obter a dupla certificação (ISO 9001 e ISO 14001). A primeira, relacionada à qualidade na prestação dos serviços e satisfação do cliente e a segunda trata das questões ambientais e de preservação do meio ambiente.

Para o primeiro dia de auditoria interna está programada análise e cobrança de evidências dos procedimentos relacionados aos aspectos e impactos ambientais; ao gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, controle e monitoramento ambiental; preparação e resposta à emergências; e à manutenção predial. Também passará por auditoria os procedimentos de compras; do almoxarifado; a política de segurança de dados; a sistemática de pesquisa de satisfação de clientes; o tratamento de reclamações de clientes; a comunicação interna e externa; e a sistemática de requisitos legais praticada pelo departamento Jurídico.

Para o último dia, está programada auditoria dos procedimentos relacionados à coordenação do Sistema de Gestão Integrado (SGI); da Unidade de Gestão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões; da Diretoria Administrativa-Financeira; e da Diretoria Técnica, que trata da infraestrutura e do gerenciamento de obras de desenvolvimento. Também estão programadas auditorias nos procedimentos de Licitação; da presidência e do Departamento de Pessoal.